- Quando sai a nota do ENEM 2022?
- Como utilizar a nota do exame?
- Quais as datas previstas para as inscrições do SiSU, Prouni e Fies?
- Todos que faltaram no ENEM 2022 podem solicitar a reaplicação?
A aplicação regular do ENEM 2022 está oficialmente encerrada; faltam apenas a reaplicação e as provas do PPL. O exame é uma importante oportunidade de conquistar uma vaga no ensino superior, inclusive, substitui o vestibular em diversas instituições.
No último domingo centenas de estudantes finalizaram a aplicação do ENEM 2022 com as provas de matemática e ciências e suas tecnologias. Mas, afinal, quando sai a nota do Enem 2022? Como usar a nota do exame? Posso pedir reaplicação das provas? Confira essas informações agora.
Quando sai a nota do ENEM 2022?
O INEP informou que o resultado do ENEM 2022 será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023
É importante lembrar que o participante poderá acessar o espelho da redação com as correções feitas em seu texto após 60 dias de divulgação do resultado do exame.
Como usar a nota do ENEM?
Sistema de Seleção Unificada
No SiSU você concorre a vagas em universidades e institutos públicos (estaduais ou federais). A edição de 2023 deve receber inscrições por volta do mês de fevereiro, levando em consideração o cronograma desse ano.
Programa Universidade para Todos
Com o Programa Universidade Para Todos é possível conseguir uma bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em instituições particulares.
Desde a mudança feita pelo Presidente as pessoas que estudaram na rede particular também podem participar do processo seletivo, desde que atendam ao requisito de renda mínima.
Assim como deve acontecer com o SiSU, o Prouni deve abrir inscrições no mês de fevereiro; nesse ano a primeira edição recebeu inscrições entre 22 e 25 de fevereiro.
Fundo de Financiamento Estudantil
O Fundo de Financiamento Estudantil é organizado pelo Governo Federal.
A ideia é financiar os estudos de nível superior e o estudante só pagar após concluir a formação. Nele é possível conseguir taxa de juros zero ou uma taxa mais baixa que os demais financiamentos.
Nesse ano as inscrições foram feitas entre 8 e 11 de março; no próximo ano o cronograma pode estar parecido.
Instituições portuguesas
Através de parcerias de cooperação, a nota do Enem passou a ser aceita em universidades portuguesas no ano de 2014. De lá para cá são várias as instituições que aceitam a nota como uma das suas etapas de seleção.
Não fiz a prova do ENEM 2022, tenho direito a reaplicação?
Depende do motivo por que você não fez a prova, isso porque, INEP estabeleceu algumas situações que garantem o direito de solicitar a reaplicação da prova; lembrando que os pedidos de reaplicação do ENEM são analisados individualmente e podem ser aceitos ou não.
As situações são as seguintes:
Problemas logísticos: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local); falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Doenças infectocontagiosas: tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenzae; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola, varicela e covid-19.
os pedidos podem ser feitos pela Página do Participante.
O ENEM vai mudar?
Sim, a expectativa do MEC e INEP é que o exame mude para acompanhar o Novo Ensino Médio que começou a ser aplicado em todo o país nesse ano.
Com isso, em 2024, quando todas as séries do ensino médio terão sofrido alterações, o exame deve ser aplicado da seguinte forma:
- 1º dia: questões obrigatórias a todos os candidatos sobre Matemática, Língua Portuguesa e Redação.
- 2º dia: questões de acordo com o itinerário formativo escolhido pelo estudante.
Ainda se estuda também a inclusão de questões abertas no exame, atualmente todas as questões são objetivas.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.