Black Friday além das promoções em produtos: Empréstimos e investimentos também possuem condições especiais

A Black Friday está chegando. A data oficial da edição deste ano é o dia 25 de Novembro. Porém, como em edições anteriores, diversas empresas, desde o começo de Novembro, já realizam suas campanhas.

A Força da Black Friday

A Black Friday é uma data originalmente norte-americana. Ela chegou aqui no Brasil pela primeira vez em 2010, numa edição totalmente online. O consumidores e as marcas começaram a perceber o potencial desta data e, a cada edição, o volume de vendas foi crescendo, tornando-se uma das principais datas para o varejo brasileiro.

Para você ter uma noção, de acordo com pesquisa feita pela Conversion, 96% dos brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday 2022.

Black Friday 2022

O Google realizou uma pesquisa com os consumidores brasileiros para avaliar as perspectivas para a Black Friday deste ano. De acordo com o estudo, desde Outubro, 6 em cada 10 brasileiros já começaram a pesquisar o que comprar. Estes foram os itens com maior volume de pesquisa: Games (86%), Celulares (85%), TV (83%), Computadores, tablets e periféricos (80%), Eletroportáteis (79%), Fraldas e itens de cuidados com o bebê (75%), Móveis (74%), Beleza, perfumaria e cuidados pessoais (73%), Artigos para pets (73%), eletrodomésticos (73%).

Porém, já há algumas edições, fica claro que a Black Friday não traz condições especiais apenas para a compra de produtos. Empresas de praticamente todos os segmentos criam condições especiais nas soluções que oferecem, inclusive no meio dos bancos e fintechs.

Bancos Digitais, Super Apps e Cashback: compre com ainda mais desconto

Vários bancos digitais e aplicativos de pagamento, como Nubank, C6 Bank, Banco Inter, Mercado Pago, Next, PicPay, Bitz e PagBank possuem os chamados Super Apps. Em outras palavras, são aplicativos que unem diversas soluções. 

Além das contas digitais, todos eles trazem os seus marketplaces de lojas, que são uma espécie de central de e-commerces cadastrados com cupons de desconto e cashback (dinheiro de volta) para quem comprar por meio do aplicativo.

Ou seja, além dos descontos que as próprias lojas online oferecem, comprando por meio destes apps você pode ganhar ainda mais descontos. Vários destes apps já criaram suas campanhas especiais para a Black Friday, como a Orange Friday (Banco Inter).

E o cashback também está disponível por meio de outras plataformas. Um grande exemplo é a Méliuz, que também já vem divulgando suas ações especiais para a Black Friday 2022, com cupons de desconto, dinheiro de volta em melhores taxas e até sorteios.

Empréstimos, Investimentos e Serviços Financeiros

E se você não está visando a Black Friday para realizar compras, você pode aproveitá-la para melhorar a sua situação financeira, buscando renegociar dívidas, obter empréstimos mais vantajosos ou investindo seu dinheiro com melhores condições. Isto é possível porque uma série de fintechs também realiza campanhas neste sentido.

Nos investimentos, por exemplo, a fintech Peak Invest, que atua com o formato de Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), está dando cashback, comissão para quem indicar novos investidores e disponibilizando investimentos com menor aporte inicial. Soluções que ajudam o investidor, como por exemplo a Suno (relatórios de investimentos) e a Akeloo (calculadora de Imposto de Renda) também já aderiram à Black Friday oferecendo descontos nas assinaturas.

Nos empréstimos, um exemplo é o caso da fintech BX Blue, que está oferecendo empréstimo consignado com redução nas taxas de juros.

No meio dos Seguros também existem campanhas. A Youse está dando desconto para quem contratar seguro automotivo e dando bônus para quem indicar novos usuários. A Ciclic está com desconto nos Seguros Viagem e Celular.

Empreendedores também podem aproveitar condições especiais. Vários sistemas para controle financeiro e maquininhas de cartão também estão com descontos nas aquisições/assinaturas.

Ou seja, a Black Friday abre oportunidades nas mais variadas soluções, desde a compra de produtos até os serviços financeiros. Claro que é sempre importante averiguar as condições, para verificar se realmente são vantajosas e sobre a reputação da empresa que está oferecendo. E, estando tudo ok, fica a chance de conseguir ótimas oportunidades!

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.