Alerta de GOLPE: Confira dicas para não perder dinheiro na Black Friday

Está chegando a data mais esperada para quem não perde uma promoção. A Black Friday deste ano está marcada para o dia 25 de novembro. Marcas de eletrônicos, roupas, móveis e muito mais já começaram a divulgação das suas ofertas para o evento. Além de montarem operações especiais nas lojas físicas, a compra on-line também recebe uma maior procura no período.

Black Friday: listamos os principais direitos do consumidor para você se preparar e ir às compras
Black Friday: listamos os principais direitos do consumidor para você se preparar e ir às compras. (Imagem: FDR)

É justamente na internet onde existe um maior risco de fraudes e golpes para quem quer comprar. Às vezes, o preço é tão atrativo que o consumidor não presta atenção em informações que podem revelar uma cilada disfarçada de liquidação. Confira a seguir algumas dicas importantes para não perder dinheiro na Black Friday.

Pesquise os preços antes da Black Friday

Se você tem em mente os produtos que deseja comprar na Black Friday, aproveite os dias anteriores às grandes ofertas para pesquisar quanto eles estão custando sem os descontos. Tome nota dos valores divulgados nas lojas e sites onde você já planeja comprar no dia 25. Quando chegar a data oficial, é só comparar os preços para saber o que realmente está mais em conta.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, alertou em publicação oficial que falsas ofertas são comuns neste período. Fazendo a comparação dos preços de antes e depois da Black Friday, é possível identificar quais marcas fazem esse tipo de manipulação.

O órgão recomenda, inclusive, que os casos de ofertas enganosas sejam denunciados ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da região.

Fique de olho nos links

Outra prática comum dos golpistas no período da Black Friday é enviar links que simulam sites oficiais de lojas ou marcas conhecidas. Atraídos pelos preços baixos, os consumidores fornecem seus dados e realizam pagamentos sem o devido cuidado. Por segurança, não compre de links encaminhados por mensagens de celular ou e-mails desconhecidos.

Até mesmo o ato de abrir os links fraudulentos pode ser um risco para o consumidor. Alguns desses endereços podem instalar softwares que acessam os dados do comprador ou até colocam vírus no celular ou computador. Busque comprar nos sites oficiais das marcas ou em plataformas de e-commerce conhecidas.

Lembre-se de conferir o site no navegador, para que não corra o risco de efetuar compra em um link que imita o formato de lojas famosas. Todos os endereços de site de pagamento online devem iniciar com “https://” ou apresentar o símbolo de um cadeado fechado no canto inferior direito da tela.

Por precaução, tire print dos anúncios das promoções que decidir comprar na Black Friday. Oferta de preço, parcelamento, prazo de entrega, tudo. Guarde também os comprovantes, caso precise provar a compra. Nas lojas físicas, vale tirar fotos dos anúncios e até pedir declaração por escrito dos acordos oferecidos, como pode acontecer no caso de permissão de troca do produto.

Pode devolver o produto comprado na Black Friday?

Se a compra for feita em uma loja física, não há garantia de que o comprador tem o direito de devolver o produto caso desista da compra. Já em e-commerces, o consumidor sempre terá o direito de devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta se essa devolução ocorrer dentro do prazo de sete dias, contando a partir da data da entrega.

Caí em um golpe na Black Friday. E agora?

Você já percebeu que foi enganado por uma loja ou e-commerce que anunciou uma oferta falsa. Mesmo que já tenha efetuado algum pagamento, o problema pode ser resolvido. A primeira orientação da Senacon é denunciar ao Procon da sua região o ocorrido. Apresente todos os prints, documentos e comprovantes que tiver para não enfrentar dificuldades no processo.

Uma reclamação formal também pode ser registrada na plataforma consumidor.gov.br. Após realizar o cadastro, o consumidor poderá acompanhar suas reclamações e obter as informações necessárias para resolver o seu prejuízo.

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Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.