Governo LULA: Quem são os membros da equipe de TRANSIÇÃO da área ECONÔMICA?

Nesta terça, 8, Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, anunciou os nomes que integram a equipe de transição de governo, após a vitória de Lula nas eleições deste ano. Confira os detalhes.

A equipe técnica na área de Economia será formada por Guilherme Mello, Nelson Barbosa, André Lara Resende e Pérsio Arida.

André e Pérsio trabalharam na criação do Plano Real em 1994, no governo de Itamar Franco. Mello é professor de economia da Unicamp e Nelson Barbosa foi ministro do Planejamento e da Fazenda no governo de Dilma Rousseff.

A equipe técnica de Assistência Social será formado por Marcia Lopes, Tereza Campello, André Quintão e pela senadora Simone Tebet. O nome de Simone, inclusive,  já tinha sido divulgado.

O vice-presidente foi perguntado a respeito dos perfis diferentes do grupo econômico e respondeu que os pontos de vista se complementam e que isso pode ser bom na criação de propostas. “Não são visões opostas, são complementares. É importante você ter, em um grupo técnico, visões que se complementam, que se somam. E é uma fase transitória, para discutir, elaborar propostas, definir questões”, disse.

Alckmin disse em uma entrevista para jornalistas que os nomes que foram escolhidos para fazer parte da equipe de transição de governo não integrarão necessariamente o governo, assumindo ministérios, por exemplo.

“O presidente Lula deixou claro que os que vão participar da transição não têm relação direta com o ministério, com o governo. Podem participar, podem não participar, mas são questões bastante distintas. Esse é um trabalho de 50 dias, de agora até uma semana depois da posse. Esse é um trabalho buscando informação, continuidade de serviços públicos, não interrupção de serviços públicos, transparência, regido por lei e pautado no interesse público”, explicou.

O vice-presidente, encarregado da coordenação de transição do governo, assinou três portarias que marcaram o início formal dos trabalhos de transição do governo. Uma destas portarias forma um conselho político da transição, integrado por representantes de diferentes partidos políticos. Os nomes são:

  • Antônio Brito, deputado federal pelo PSD;
  • Carlos Siqueira, presidente do PSB;
  • Daniel Tourinho, presidente do Agir;
  • Felipe Espirito Santo, integrante da direção do Pros;
  • Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente nacional do PT;
  • Guilherme Ítalo, da direção do Avante;
  • Jefferson Coriteac, vice-presidente do Solidariedade;
  • José Luiz Penna, presidente do PV;
  • Juliano Medeiros, presidente do PSOL;
  • Luciana Santos, presidente do PCdoB;
  • Wesley Diógenes, porta-voz da Rede;
  • Wolney Queiroz, deputado federal do PDT.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.