Já está funcionando no Brasil o novo plano de assinatura do Netflix. O plano que contém anúncios foi disponibilizado com um preço mais acessível mas conta com algumas restrições importantes. Confira os detalhes.
O novo plano da plataforma de streaming custa R$18,90 e recebeu o nome de “Básico com Anúncios. Fora as propagandas, o assinante também terá algumas restrições como:
- Qualidade de vídeo em HD (720p);
- Número reduzido de produções do catálogo da plataforma;
- Não é possível fazer downloads do conteúdo.
Neste plano, serão exibidos cerca de 4 a 5 minutos de propagandas por hora. Cada propaganda tem uma duração entre 15 a 30 segundos e serão mostradas ao longo do conteúdo assistido. O formato será parecido com o adotado pelo YouTube.
Demais planos da Netflix
A plataforma segue ofertando os outros planos para quem não quer assistir propagandas nos conteúdos:
- Plano Básico (sem anúncios): R$ 25,90;
- Plano Padrão: R$ 39,90
- Plano Premium (4K + HDR): R$ 55,90.
O novo plano da Netflix foi uma maneira encontrada para tentar recuperar o público que migrou para outras plataformas. Somente no primeiro trimestre do ano, a empresa perdeu 200 mil assinantes.
A Netflix comunicou que projeta que este novo plano de assinatura com anúncios chegue para 40 milhões de pessoas em todo o mundo até o terceiro trimestre do ano que vem.
Nenhuma outra plataforma de streaming representa uma ameaça real ao Netflix até o momento, uma vez que na segunda colocação no ranking de número de assinantes aparece o HBO Max, com 10% do público dos EUA. O Disney+ aparece na terceira colocação com 6%.
Na lanterninha entre os serviços de streaming, aparecem a Apple TV+ e Paramount+, com uma participação de mercado de menos de 5%.
É esperado pela plataforma que 4,4 milhões de “espectadores únicos” no mundo todo se cadastrem para a nova assinatura até o fim de 2022. Deste total, 1,1 milhão seriam dos Estados Unidos.
Ao que parece, pelo menos neste início, a Netflix não ter planos de contratar uma empresa independente para realizar medições ou verificação de que os anunciantes estão tendo a exposição pela qual pagaram.