Após a vitória de Lula à presidência do Brasil pelos próximos 4 anos, as especulações sobre os seus ministros começaram. O MEC é uma das pastas que mais gera expectativas, afinal, só nos quatro anos do atual governo já foram 5 ministros.
Oficialmente Lula só assume a presidência em 1º de janeiro de 2023, mas, suas nomeações de ministros geram debates. O MEC é uma pasta que deve chamar bastante atenção e as especulações sobre o novo ministro da educação já ganharam espaço em poucas horas após o término das Eleições 2022.
O Ministério da Educação tem uma grande importância para a futura gestão nacional, pois, além de necessitar de um nome experiente, o MEC é alvo de investigação, que possivelmente não será encerrada nesse ano.
Possíveis ministros do MEC na gestão Lula
Um dos primeiros nomes a ser cotado para assumir o cargo foi o de Fernando Haddad (PT), pois, o ex-prefeito de São Paulo já ocupou o posto durante parte do primeiro mandato de Lula e parte da gestão de Dilma Rousseff.
No entanto, fontes próximas a Haddad afirmam que ele não tem o desejo de voltar ao posto. O petista é formado em direito, tem mestrado em economia e doutorado em filosofia.
Outro nome cotado é o da 3ª colocada na corrida presidencial de 2022, a senadora Simone Tebet (MBD), que é advogada e professora, caso não assuma o MEC, Tebet poderá se tornar ministra da agricultura.
Ainda é muito cedo para esperar um pronunciamento oficial de Lula sobre os seus ministros, afinal, ele mesmo já havia afirmado que, caso eleito, precisaria sentar e pensar nos nomes.
“Vocês estão vendo que a imprensa me pressiona. ‘Cadê o ministro do Lula? Cadê o ministro da Economia?’ Isso é desde 1989. Se eu fosse bobo e indicasse um ministro antes de ganhar as eleições, eu perderia outros trinta que não indiquei. Depois que a gente ganhar, vamos sentar numa mesa e vamos começar a discutir como a gente monta a equipe para dar vazão àquilo que são nossas propostas”, disse Lula antes da votação de segundo turno.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.