No dia 30 de outubro acontecerá o segundo turno das eleições 2022, em que os brasileiros deverão escolher o candidato à presidente da República para governar o país pelos próximos quatro anos. Em doze estados também será eleito o governador, já que no primeiro turno este cargo não foi escolhido. Embora a participação seja obrigatória para parte dos brasileiros, outros não são obrigados ao voto.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esperava 156 milhões de pessoas participando do primeiro turno das eleições 2022 em 2 de outubro, mas houve abstenção de pelo menos 34 milhões de pessoas. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, e são obrigados a votar as pessoas de 18 a 69 anos.
Enquanto isso, votam de forma facultativa aqueles que têm de 16 a 17 anos, ou são maiores de 70 anos, além dos analfabetos. Ainda assim, a participação deste grupo é somada na apuração das urnas, isso significa que embora a presença seja facultativa ela é válida.
Será por meio das eleições 2022 que os eleitores vão escolher o governante do país pelos próximos quatro anos, entre 2023 e 2026. Por isso a decisão deve ser bem estudada. Existem dois nomes disputando pelo cargo: Luís Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente, e Jair Messias Bolsonaro (PL) que busca a reeleição.
Documentos necessários para votar
O cidadão precisa ser reconhecido na sua seção eleitoral, por isso é importante levar um documento de identificação para votar nas eleições 2022. Não é necessário comparecer com o título de eleitor, isso significa que aqueles que estão sem o documento ainda poderão votar.
São aceitos os seguintes documentos:
- e-Título (título de eleitor em meio digital; se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- carteira de identidade;
- identidade social;
- passaporte;
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação.
Quem não pode votar nas eleições 2022?
O TSE informa quais grupos não podem votar nas eleições 2022, resumindo de uma maneira geral aqueles que não serão aceitas nas zonas e seções eleitorais. São eles:
- Eleitores fora da cidade em que votam e que não fizeram o pedido de voto em trânsito no prazo definido pela Justiça Eleitoral;
- Quem não tirou o título de eleitor nem regularizou a situação com a Justiça Eleitoral até 4 de maio de 2022.
Para saber qual a sua situação com a Justiça Eleitoral basta consultar no site do TSE, ou no App e-Título.