24/10/2022
Por Ariel França
Muitas pessoas têm o objetivo de realizar investimentos, no entanto, diversos interessados também possuem dívidas a pagar.
De acordo com especialistas consultados, algumas dicas podem ajudar os cidadãos endividados a conseguirem entrar no mundo dos investimentos.
Primeiramente, a pessoa deve realizar um planejamento financeiro. Dessa forma será possível identificar se alguns gastos podem ser evitados.
O cidadão também precisa buscar controlar os gastos. Algumas opções, como empréstimos e compras parceladas, também devem ser evitadas.
Se a pessoa já estiver em inadimplência, um passo inicial é buscar negociar as dívidas. Ao juntar os débitos contraídos, vale pagar os que possuem juros maiores, primeiramente.
Como forma de evitar possíveis dívidas futuras, é importante que o cidadão crie uma reserva de emergência. Esse dinheiro separado pode ajudar em situações de imprevistos do cotidiano.
Após pagar as dívidas e construir uma reserva de emergência (que possa suprir os gastos durante seis meses, por exemplo), a pessoa conseguirá investir de forma saudável.
IMAGENS Google / FDR PRODUÇÃO Ariel França E-MAIL multimidia@gridmidia.com
24/10/2022
FICHA TÉCNICA