ELEIÇÕES 2022: veja o horário da votação que acontece neste domingo

Quase quatro semanas depois do primeiro turno das eleições 2022, que ocorreu em 2 de outubro, no próximo dia 30 os brasileiros voltam as urnas. Dessa vez o tempo de espera para participar do pleito deve ser menor, já que ao invés de cinco cargos serão escolhidos apenas dois em 12 estados brasileiros. Nos demais, apenas o cargo de presidente da República será votado.

ELEIÇÕES 2022: celular, camisa do Brasil e mais. Saiba o que é PROIBIDO na hora de votar
ELEIÇÕES 2022: veja o horário da votação que acontece neste domingo (Imagem: FDR)

São mais de 400 mil seções eleitorais espalhados por todo país, esperando que os eleitores compareçam no dia 30 de outubro para o segundo turno das eleições 2022. Dessa vez, apenas Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) disputam o cargo de presidente do país. Eles foram os dois nomes mais bem votados no primeiro pleito, e agora disputam o novo processo.

Nos seguintes estados também haverá a escolha para governador: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas e Sergipe. Nestes locais, ao entrar na cabine de votação primeiro o eleitor deve digitar os dois números para cargo de governador, em seguida dois números para presidente.

A participação é obrigatória para quem tem de 18 a 69 anos, e facultativa para quem tem de 16 a 17 anos ou acima de 70 anos. Quem não puder comparecer deve justificar sua ausência em um prazo de até 60 dias após as eleições 2022, caso contrário o cidadão fica em dívida com a Justiça Eleitoral. 

Horário da votação no 2° turno das eleições 2022

A novidade para as eleições 2022 é que o horário de votação segue o mesmo padrão para todo o país, seguindo o horário de Brasília. Por isso é importante estar atento ao fuso horário para determinados estados, onde o cronograma é diferente.

  • Horário de votação: 08h00 às 17h00 – horário de Brasília;
  • Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília);
  • 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença): das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília);
  • Outros 51 municípios do Amazonas: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília);
  • Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília);
  • Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h (abre e fecha uma hora após em relação a Brasília);
  • Divulgação dos resultados: começará às 17h.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com