21/10/2022
Por Ariel França
Cada vez mais perto de encerrar o ano de 2022, crescem as expectativas em relação ao pagamento do salário mínimo a partir de janeiro.
Em disputa pelo cargo de presidente da República, assumindo o posto em 2023, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) já deram prévias sobre como o piso salarial deve ser tratado em seus governos.
Lula tem batido no ponto de que o salário mínimo está desvalorizado, isso porque, desde que Bolsonaro assumiu o comando da presidência o cálculo para definir o piso federal mudou.
O atual governo deixou de contar com o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores, e passou a aplicar apenas a inflação do ano anterior como correção do salário.
Por isso, Lula prometeu que caso vença as eleições de 2022 no dia 30 de outubro, vai garantir o reajuste anual do salário mínimo acima da inflação, ou seja, com ganho real.
Do outro lado, o presidente Jair Bolsonaro não trouxe no seu plano de governo uma proposta de valorização do salário.
Mas, sua equipe da Economia já enviou o Orçamento de 2023 para aprovação de deputados e senadores, contendo o valor que deve ser decretado para o salário mínimo, de R$ 1.302,00.
IMAGENS Google / FDR PRODUÇÃO Ariel França E-MAIL multimidia@gridmidia.com
21/10/2022
FICHA TÉCNICA