Você foi cancelado do Auxílio Brasil? Fique sabendo que há como fazer uma revisão do seu cadastro e reverter a situação de cancelamento.
O procedimento de revisão é importante para que o valor volte a ser depositado normalmente na conta daqueles beneficiários que tiveram seu Auxílio Brasil cancelado indevidamente.
É importante destacar que a revisão acontece a partir do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para o Auxílio Brasil e os demais programas sociais do Governo Federal.
Por que meu Auxílio Brasil foi cancelado?
Essa dúvida é muito comum entre os beneficiários do Auxílio Brasil que não conseguiram sacar os valores depositados em suas contas sociais.
Existem diversas situações que podem cancelar os pagamentos do Auxílio Brasil. A principal motivação para isso está relacionada a desatualização dos dados informados no Cadastro Único.
Entre as razões para o cancelamento do salário estão:
- Família com renda mensal superior a R$ 205,01 por pessoa;
- Dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
- Crianças e adolescentes deixando de comparecer na escola;
- Descoberta de fraude no recebimento.
Pente-fino do Auxílio Brasil
O Ministério da Cidadania está convocando os beneficiários que estão com os dados desatualizados no CadÚnico. Em outubro e novembro precisam ir nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) aquelas famílias que estão sem atualizar o Cadastro Único desde 2016 e 2017.
“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município”, afirmou o Ministério da Cidadania.
Nos próximos meses as demais famílias serão convocadas para atualizar os seus dados cadastrais. A expectativa é que a partir de julho de 2023 os bloqueios e cancelamentos no Auxílio Brasil se intensifique nos casos da famílias com dados desatualizados.