ELEIÇÕES 2022: saiba quais os horários de votação e documentos exigidos neste domingo

Pontos-chave
  • Votação no próximo domingo, 2 de outubro, acontece das 08h às 17h;
  • Apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia da votação;
  • Eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto no dia do pleito.

Os cidadãos devem estar preparados para escolherem os próximos líderes do país nas eleições 2022. O primeiro turno acontece no próximo domingo, 2 de outubro, em cerca de 94 mil locais de votação, tanto no Brasil quanto no exterior. 

ELEIÇÕES 2022: saiba quais os horários de votação e documentos exigidos neste domingo
ELEIÇÕES 2022: saiba quais os horários de votação e documentos exigidos neste domingo. (Imagem: FDR)

Conforme apurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar nas eleições 2022. O montante está distribuído em 2.637 zonas eleitorais e 496.856 seções pelo país e exterior.

O Brasil possui um eleitorado consideravelmente grande, resultado da amplitude do país grande e de regiões tão ricas. Diante de tamanha abrangência, é preciso se atentar a alguns detalhes cruciais no pleito eleitoral, que dizem respeito a horário e documentação necessária. Observe abaixo!

Horários da votação nas eleições 2022

Os eleitores já podem começar a se preparar para as eleições 2022 que acontecem no próprio domingo buscando os horários de votação, desde regiões urbanas até perímetros rurais.

Isso porque, a expansão do Brasil impõe fusos horários em determinadas regiões, nas quais o horário se difere do padrão de referência do horário de Brasília

Horário da votação em zonas rurais

Seguindo o padrão baseado no horário de Brasília, a votação nas zonas rurais acontece das 08h às 17h. Neste caso, os cidadãos devem ficar atentos ao transporte que será disponibilizado por algumas prefeituras. 

Horário da votação com fusos horários

Segundo informações da Agência Senado, os horários de votação nos Estados serão:

  • 06h – 15h: Acre e parte do Amazonas; 
  • 07h – 16h: Roraima, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul;
  • 09h – 18h: Fernando de Noronha. 

Horário da votação padrão

Os demais Estados do Brasil vão de acordo com o fuso horário de Brasília, que seguem com o horário de 08h às 17h, como dito anteriormente.

Quais os documentos necessários para votar nas eleições 2022?

No dia 2 de outubro, os eleitores brasileiros devem escolher representantes para os cargos de: senador, governador, deputado estadual, deputado federal e presidente da República. Mas para exercer o direito ao voto é crucial que tenham em mãos toda a documentação exigida pela Justiça Eleitoral

No dia da votação, é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto. Ao contrário do que muitos imaginam, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia do pleito, desde que o eleitor saiba a qual zona e seção eleitoral deve se dirigir. Isto é, basta estar em posse de documentos como:

  • RG;
  • CNH;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Reservista.

Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.

Uso do e-Título

Há ainda a possibilidade de a eleitora ou o eleitor votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.

A ferramenta criada pela Justiça Eleitoral permite que cidadãs e cidadãos apresentem apenas o respectivo perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e exercer o direito ao voto.

Para cadastrar o título de eleitor virtual e ter acesso ao documento no dia das eleições 2022, basta seguir este passo a passo:

Passo 1 – Preencha seus dados básicos

Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”. Inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no E-título”;

Passo 2 – Responda às perguntas corretamente

O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou.

Passo 3 – Crie uma senha

Digite uma sequência de seis dígitos e repita-a no campo abaixo. Depois, clique em “Confirmar senha”.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.