A novidade para as eleições 2022 são as atualizações feitas no App e-Título. A versão online do título de eleitor já está disponível desde 2017, mas com o aumento do uso de tecnologias deve ser mais usado neste ano. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foram mais de 500 mil downloads até agosto deste ano. Mas é preciso atenção, pois existe um prazo para acessar o sistema.
No próximo dia 2 de outubro acontece o primeiro turno das eleições 2022, quando 156 milhões de pessoas devem comparecer as urnas. São obrigados a votar pessoas de 18 a 69 anos, enquanto os que têm de 16 a 17 anos, ou mais de 70 participam de forma facultativa, ou seja, apenas se quiserem. Durante a sua presença será preciso apresentar um documento de identificação.
Quem perdeu ou não tem mais acesso ao seu título de eleitor puderam emitir a segunda via impressa até a semana passada, diretamente em um cartório eleitoral. Agora, aqueles que perderam o prazo não precisam se preocupar, o voto é liberado apresentando apenas um documento com foto.
Outra opção é usar justamente o e-Título nas eleições 2022 para ser reconhecido. O título virtual é emitido no App com todas as informações que o documento impresso possuí, e ainda pode contar com foto, desde que o eleitor tenha feito o cadastro da sua biometria. Caso contrário, será preciso apresentar também um documento de identificação com foto.
Como baixar e atualizar o e-Título nas eleições 2022
Atenção, eleitor! O prazo final para baixar, atualizar e criar login no e-Título acontece no sábado, 1 de outubro. No dia das eleições 2022 não será possível ter acesso ao aplicativo para criar um novo registro, ficando disponível para quem já tem login no sistema.
Por isso, atenção ao período máximo e confira como se registrar no aplicativo:
- Entra na loja de aplicativos do seu celular e procure por e-Título, sem seguida clique em “Obter” ou “Baixar;
- Acesse o e-Título e concorde com os termos de uso;
- Preencha informações pessoais como: nome do eleitor, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai;
- Depois selecione “Entrar no e-título”;
- Confirme as informações pessoais que foram passadas a Justiça Eleitoral quando seu título de eleitor foi emitido. Ex.: últimos dígitos de um documento pessoal, endereço que já residiu, algum sobrenome. As perguntas de verificação são aleatórias;
- Agora, crie sua senha e ative o aplicativo;
- Pronto! Poderá navegar no sistema e usufruir das ferramentas.
O título de eleitor está disponível na primeira página do App.