No dia 24 de setembro foi feito o pagamento da terceira parcela do Auxílio Taxista e Caminhoneiro. Na ocasião, quem conseguiu regularizar seu registro teve acesso ao pagamento de R$ 3 mil referente a três parcelas juntas do benefício. Restam mais três depósitos a serem feitos, considerando que ao todo são seis cotas para cada programa.
No último pagamento foram beneficiados 341 mil pessoas no Auxílio Caminhoneiro, e 297 mil no depósito do Auxílio Taxista. Ainda assim, quem não conseguiu receber nenhuma das três parcelas que já foram pagas, tem agora a oportunidade de tentar o saque do Auxílio Taxista e Caminhoneiro de outubro a dezembro.
De acordo com o secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, André Veras, é preciso que o público interessado em receber o BEm-Caminhoneiro faça sua regularização junto a ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre). Além de enviar o termo de autodeclaração até às 18h do dia 10 de outubro.
Para os interessados em ter acesso ao BEm-Taxista, em que a inscrição dos contemplados é realizada por meio da prefeitura municipal, o ideia é procurar o atendimento da cidade para conferir se os seus dados estão corretos. As prefeituras também têm até o dia 10 de outubro para enviar os nomes de mais um lote de contemplados.
Quem pode receber o Auxílio Taxista e Caminhoneiro
Neste novo período de inscrição, o pagamento do Auxílio Taxista e Caminhoneiro vai ser liberado para:
Caminhoneiro:
- Transportadores de carga autônomos cadastrados no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT;
- Quem enviar o Termo de Autodeclaração até o dia 10 de outubro, usando o Portal Emprega Brasil ou App Carteira de Trabalho Digital;
- Está com a CNH e CPF em situação regular;
- Não recebe nenhum benefício por incapacidade.
Taxista:
- Motoristas de táxi registrados na prefeitura municipal;
- Está com a CNH e CPF em situação regular;
- Não recebe nenhum benefício por incapacidade.
Calendário de pagamentos
O depósito de R$ 1 mil vai ser realizado na conta poupança social, do Caixa Tem, em nome do trabalhador. Dessa vez não será possível receber parcelas retroativas, isso significa que os valores liberados são referentes ao cronograma de outubro a dezembro.
Não é possível ter acesso ao Auxílio Taxista e Caminhoneiro juntos, o cidadão vai ter direito a apenas um deles. Além disso, quem possuí mais de um veículo em seu nome também não recebe parcela dupla. O cronograma de saques está marcado para:
Auxílio Taxista:
Para cadastros feitos até 10 de outubro
- 4ª parcela: 22 de outubro
- 5ª parcela: 26 de novembro
- 6ª parcela: 17 de dezembro
Auxílio Caminhoneiro:
Autodeclaração enviada até 10 de outubro
- 4ª parcela: 22 de outubro
Autodeclaração enviada até 14 de novembro
- 5ª parcela: 26 de novembro
Autodeclaração enviada até 05 de dezembro
- 6ª parcela: 17 de dezembro