SEBRAE se prepara para lançar fintech de CRÉDITO para pequenos negócios

Está sendo criado pelo Sebrae uma Sociedade de Crédito Direto (SCD), a Sebraecred. A novidade foi informada no comunicado 39.123, que foi publicado no dia 9 deste mês pelo Banco Central. De acordo com o site Finsiders, a iniciativa vem sendo liderada pelo Sebrae Nacional.

Ao obter a licença regulatória, o Sebrae entraria em concessão de crédito de forma direta, contanto com os próprios recursos. Uma das iniciativas centrais do Sebrae na área é o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

O Sebrae atua no fundo como avalista em operações de crédito para pequenos negócios feita através da parceria de cerca de 20 instituições financeiras, entre elas o Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal, DesenvolveSP, Bancoob, Banco Original, Bmg, e outras.

“O Sebrae tem experiência com fundo garantidor e tem no seu conselho bancos como Caixa e BB. Não sei como vai soar isso. Pode ser uma boa, mas para gerir uma SCD precisa ter experiência”, disse uma fonte ao Finsiders.

Ainda não se sabe de forma aprofundada como será a estrutura da SCD, nem o seu poder de concessão de crédito, mas mostra o desejo do Sebrae de aumentar sua atuação entre as micro e pequenas empresas através de um produto que é um dos principais empecilhos para elas.

No visão do especialista em inovação financeira e sócio da consultoria Spiralem, Bruno Diniz, o crédito seria uma estratégia que viria para agregar o trabalho já realizado pelo Sebrae.

“Eles podem ter uma linha de atuação que talvez poucas fintechs topem. Podem se dar ao luxo de fazer algo de fomento, mesmo. Por exemplo, viabilizando linhas e garantias por meio de mecanismos específicos”, disse ele ao Finsiders.

Oportunidades 

Uma coisa que não vai faltar é mercado. De acordo com dados do Mapa de Empresas, do Governo Federal, cerca de 94% das empresas ativas no país, são de micro e pequeno porte.

Os pequenos negócios, que respondem por cerca de um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, são responsáveis por uma renda de cerca de R$420 bilhões por ano, segundo uma estimativa revelada pelo Sebrae no “Atlas dos Pequenos Negócios”

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.