Às vésperas do pleito eleitoral, o ex-presidente e candidato às eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu recriar o Ministério da Previdência se for eleito. A declaração foi feita durante um encontro com representantes de associações de aposentados e idosos em São Paulo (SP).
Lula lidera as pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República. De acordo com os dados mais recentes apurados pelo instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégia (Ipec), e divulgados na última segunda-feira, (19), o petista tem 47% de aprovação entre os eleitores brasileiros.
Enquanto isso, o atual presidente e também candidato às eleições 2022, Jair Bolsonaro, possui apenas 31% das intenções de voto. Vale mencionar que, esta não é a primeira vez que Lula promete a criação de ministérios.
Um exemplo é a pasta dos Povos Originários, que se efetivada, ficará responsável por tratar as políticas direcionadas aos indígenas e quilombolas. Lula também prometeu criar o Ministério da Segurança Pública e o Ministério da Mulher.
Propostas econômicas de Lula para as eleições 2022
Revogação da reforma trabalhista; fim do teto de gastos; renovação do Bolsa Família; maior presença do Estado na economia; fortalecimento de bancos públicos; repúdio à privatização de empresas como Petrobras, PPSA, Eletrobras e Correios. Esses são alguns dos pontos que compõem as propostas de Lula para recuperar a economia do país.
O programa de ações do candidato que disputa a presidência da República pela terceira vez, agora nas eleições de 2022, já foi encaminhado para análise dos partidos aliados.
“Nosso horizonte é a criação de um projeto inovador e portador do futuro”, diz um trecho do texto. A proposta é extensa, e consiste nos seguintes temas:
- Fim do teto de gastos;
- Revogação da reforma trabalhista;
- Fortalecimento das estatais, sem privatizações;
- Fortalecimento dos bancos públicos;
- Reforma tributária;
- Combate à inflação;
- Criação de oportunidades de trabalho e emprego;
- Salário mínimo;
- Novo modelo previdenciário;
- Renovação e ampliação do Bolsa Família;
- Estabilidade político-econômica e institucional;
- Plano nacional de desenvolvimento;
- Renegociação de dívidas dos brasileiros;
- Reindustrialização com foco em economia digital e verde;
- Agropecuária e alimentação;
- Infraestrutura.
Apesar de um plano amplo de melhorias, dois pontos se sobressaem nos discursos de Lula para recuperar a economia do Brasil. O primeiro se refere à revogação do teto de gastos, implementado no ano de 2017 durante a gestão de Michel Temer.
De acordo com as propostas de Lula para as eleições 2022, o teto de gastos não é viável e perdeu a credibilidade. “Vamos recolocar os pobres e os trabalhadores no orçamento”, cita o texto em debate entre os aliados de Lula.
O segundo ponto forte das propostas de Lula para as eleições 2022 é o retorno do Bolsa Família com uma nova estrutura e condições ampliadas. Após 18 anos em vigor, o tradicional programa social foi extinto por Bolsonaro em outubro de 2021, para acabar com qualquer vestígio petista.