Na última quinta-feira (15), o Nubank anunciou que deixará de ser uma empresa listada no Brasil. A instituição informa que os BDRs (recibos de ações estrangeiras) continuarão sendo negociados no país, mas mudarão de categoria: não serão mais BDRs Nível III e se tornarão BDRs Nível I.
Os BDRs são recibos negociados na bolsa de valores com lastro em ações listadas no exterior. Os BDRs Nível III exigem o registro da companhia — como o Nubank — junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e oferta pública dos ativos. No caso dos BDRs Nível I, não existe essa necessidade.
Quando o Nubank decidiu abrir capital em dezembro do ano passado, realizou uma dupla listagem: as ações foram colocadas na bolsa de valores dos Estados Unidos, e os BDRs Nível III ficaram no Brasil.
Segundo o Nubank, essa decisão foi tomada com o objetivo de assegurar que os investidores brasileiros tivessem condições de participar da abertura de capital. A medida também visou disponibilizar o programa NuSócios, que ofereceu BDRs — sem custo — aos mais de 7,5 milhões de clientes.
“A mudança permitirá que a gente reduza processos duplicados em várias jurisdições. Trabalhar com mais eficiência nos ajuda a manter sempre o foco nos clientes, em todos os países em que atuamos”, justifica a fintech.
O que a decisão do Nubank mudará na prática
Segundo o Nubank, a decisão recente não altera a quantidade de BDRs que os investidores ou membros do NuSócios possuem atualmente.
No momento, o BDR do Nubank representa um sexto de uma ação listada nos Estados Unidos. Mesmo com a mudança de categoria do recibo de ações, essa condição não sofrerá mudança.
A fintech explica que a troca ocorre na proporção um para um. Ou seja, um BDR Nível I será igual a um BDR Nível III.
Apesar disso, caso os investidores brasileiros não queiram continuar com o novo BDR, poderão vender seus BDRs ou trocar por ações do Nubank — que são negociadas na bolsa de valores de Nova York. A última opção está disponível para os investidores que possuem contas nos Estados Unidos.
Ao longo dos próximos meses, o Nubank informa que essas opções aparecerão no aplicativo do banco digital.
Confira a calculadora de investimento do FDR: