Por que VPN hoje é mais do que mudar sua localização online?

O título já deixa bem claro: uma das aplicações mais populares para VPNs – sigla em inglês que pode ser traduzida livremente como rede virtual privada – é a possibilidade de mudar sua localização ao usar a internet, podendo trazer diversas vantagens ao usuário, como por exemplo, acessar o catálogo do seu streaming favorito sem restrições, muitas destas definidas com base em dados geográficos.

Fonte: Pixabay

Caso use VPN para alterar sua localização online, é possível obter várias vantagens em lojas também – muitas vezes preços de produtos ou serviços baseiam-se em dados que o navegador do usuário envia ao site sem nem mesmo saber, ou seja, é possível acabar economizando uns bons trocados ao valer-se dessa prática.

VPNs podem ser mais do que você imagina

Dito isso, VPNs tem funcionalidades que podem ser tão benéficas quanto para quem decide aproveitá-los ao máximo – como havíamos mencionado anteriormente, um VPN é uma rede virtual privada, um intermediário entre os aparelhos que você usa para se conectar à internet e o resto da rede, com uma vantagem essencial, muitas vezes alardeada pelas empresas que prestam este serviço, mas que os usuários parecem acabar esquecendo: a segurança.

Veja bem, quando acessamos a internet, dados são trocados entre o dispositivo que está sendo utilizado no momento e o provedor de serviço, com um detalhe importantíssimo – estas informações podem ser monitoradas por sites, aplicativos ou indivíduos maliciosos e a forma como uma VPN confere uma camada adicional de segurança para você.

Criptografia – mais segurança e privacidade para você

Isso acontece porque grande parte das VPNs vale-se de tecnologias de criptografia para preservar a privacidade e segurança dos dados de seus usuários – com isso, as informações enviadas por você são “embaralhadas” e passam por decodificação dentro dos servidores do serviço de VPN de sua preferência, antes de chegar ao site que você está acessando, trocando em miúdos. A chave usada para decodificar estas informações fica de posse do VPN utilizado, garantindo que informações sensíveis como dados bancários, por exemplo, fiquem seguras.

Segurança dentro e fora de casa

Como discutido anteriormente, uma VPN torna o seu navegar pela internet mais seguro, mas isso não se aplica somente à sua casa ou escritório – com a popularização do wi-fi, não é nada incomum que acabemos aproveitando essa comodidade ao usarmos redes públicas em restaurantes, cafés, aeroportos e demais estabelecimento.

E é aí que mora o perigo também – se tanta gente usa wi-fi público nos dias de hoje, isso torna estas redes um alvo fácil para hackers, não é mesmo? Não se você usar uma VPN para proteger você enquanto usa estas redes.

Por onde começar?

Caso este seja seu primeiro contato com o tema VPN e ficou preocupado em ter seus dados expostos por aí, saiba que há todo tipo de serviços disponíveis no mercado, e certamente haverá algo que caberá no seu orçamento ou tipo de uso. Existem diversos provedores de VPN gratuitos e tantos outros oferecem períodos de teste gratuitos para novos usuários, mas fica aqui uma recomendação: busque sempre por serviços que oferecem criptografia robusta e diga olá a uma internet mais segura e com maior privacidade.