Mercado de trabalho oferece oportunidades em diversos níveis, áreas e tipos. As vagas de jovem aprendiz, estagiário e trainee atendem a pessoas com perfis diferentes; assim como oferecem benefícios e direitos específicos. Conheça a diferença entre eles e veja qual atende ao seu perfil.
Além de se preparar para o mercado de trabalho, conhecer os tipos de vagas de emprego é extremamente importante. As oportunidades de jovem aprendiz, estagiário e trainee tem focos em perfis diferentes e podem ser o primeiro passo para uma carreira profissional de sucesso.
Diferença entre jovem aprendiz, estagiário e trainee
Jovem Aprendiz
Tem o foco em levar aprendizagem e primeiro emprego para jovens com idade entre 14 e 24 anos que já concluíram a educação básica ou estão nessa etapa. Nessa modalidade o contrato tem duração de 2 anos e conta com registro em carteira de trabalho.
- Regulamentação: pela Lei 10.097/2000, também conhecida como Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz.
- Jornada de trabalho:o aprendiz pode trabalhar entre 4h e 6h por dia.
- Benefícios: curso profissionalizante, salário mínimo por hora, vale-transporte, férias remuneradas e 13º salário.
Estagiário
É voltado aos estudantes, de nível fundamental, médio, técnico ou superior; essa modalidade pode ser remunerada ou não, em ambas o estagiário tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante a sua formação.
O contrato tem duração de até 2 anos e deve ser registrado em carteira de trabalho; lembrando que nesse caso o não há vínculo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
- Regulamentação: pela Lei nº. 11.788, também conhecida como a Lei do Estágio.
- Jornada de trabalho: carga horária máxima de 6 horas diárias ou 30h por semana.
- Benefícios: o estagiário deve receber vale-transporte e bolsa-auxílio.
Trainee
É voltado ao profissional recém-formado que será preparado para assumir cargos de liderança dentro da empresa; a jornada de trabalho geralmente é de 8 horas diárias. Em geral não há um tempo específico de duração do contrato, a empresa quem pode determinar, mas, a anotação na carteira de trabalho deve ser feita.
- Regulamentado: o trainee é regido pelas mesmas regras dos demais profissionais contratados efetivamente pela empresa.
- Benefícios: segue os benefícios concedidos a funcionários contratados; geralmente esses profissionais recebem mais que os aprendizes e estagiários.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.