Esperar para sacar o PIS/PASEP só no próximo ano pode ser uma ideia interessante para quem não recolher o valor relativo aos anos 2021 e 2022 até dezembro. Como o montante é referente a um salário mínimo, ele sofrerá o reajuste em janeiro e vai subir ao total de R$ 1.302, como foi previsto nas últimas informações enviadas ao Congresso Nacional.
A possibilidade está disponível visto que o repasse do valor do ano 2021 foi adiado pelo Governo Federal e só deverá acontecer realmente no ano que vem. Sendo assim os contribuintes poderão sacar o benefício em dobro e ainda com o valor reajustado.
Vale lembrar que o benefício do ano-base 2020 ainda está disponível para o saque. Os trabalhadores podem optar pela solicitação via e-mail, aplicativo de carteira de trabalho, telefone ou ainda ir pessoalmente requerer o valor.
Quem tem direito ao PIS/PASEP e como fazer a consulta
O benefício é ofertado para todos os trabalhadores que tiveram carteira assinada ou prestaram serviços como servidor por, no mínimo, 30 dias (consecutivos ou não) no ano 2020. Além disso, é necessário que seus dados tenham sido informados corretamente pelo empregador no eSocial ou na Rais.
Outras condições para ter acesso ao valor é estar cadastrado no programa ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos antes do ano-base a ser sacado.
E por último, o trabalhador precisa ter recebido menos de dois salários mínimos por mês no ano base, seguindo o valor proporcional ao condizente com a renda mínima daquele ano.
Para consultar o seu benefício de um determinado ano-base, é possível fazer uso de diversos canais que estão a disposição do trabalhador, e escolher a maneira mais simples pra você. Entre aplicativo, site e até número de telefone.
Por telefone, basta discar 158, para ter acesso ao menu que te possibilita entender como resolver o saque diretamente através de ligação. Através do portal gov.br também existe um acesso direto sobre as informações do seu PIS/PASEP e o abono da Carteira de Trabalho Digital.
Já pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em sistemas operacionais como Android e iOS, é possível encontrar os mesmos dados diretamente no celular. Mas atenção à recomendação de manter o aplicativo atualizado, sem estar em sua versão mais recente, não será possível visualizar os dados e solicitar o saque.