Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou novas mudanças nas tarifas de conta de luz. Além da cobrança comum que já acontece e que deve ter um acréscimo de 18,03% para alta tensão e de 10,15% para baixa tensão, no caso do período de escassez também haverá uma cobrança adicional. Pesando nisso, economizar para pagar menos na conta de energia elétrica tem sido a solução.
No caso de escassez hídrica, quando a bandeira vermelha de patamar 1 é aplicada sobre a conta de luz. O cidadão ainda vai precisar arcar com um aumento de 63,7% sobre a sua fatura. A preocupação do brasileiro tem crescido junto com os adicionais trazidos para a conta de energia elétrica, já que o orçamento tem ficado cada vez mais apertado.
O primeiro ponto logo pensado pelo consumidor quando pega a conta de luz com um valor maior do que imaginado, é sobre os seus hábitos de consumo. Isto é, o que ele e os moradores da sua casa têm feito que ocasionaram em um aumento de valor tão alto.
Especialistas ouvidos pelo portal UOL, e agora trazidos pelo FDR, contam como o valor desta conta de consumo pode ser reduzido. Permitindo que o orçamento familiar fique mais espaçoso, e menos sufocado.
Dicas para diminuir a conta de luz
- Encontre os principais consumidores de energia
O primeiro passo é saber identificar quais aparelhos disponíveis na sua residência que consomem mais energia. Eles são, principalmente, aqueles que aquecem ou esfriam produtos, gerando ondas de calor e frio. Exemplo: geladeira, freezer, ar condicionado, ferro de passar, secador de roupa, e etc.
Neste caso, o ideal é usar esses aparelhos de forma mais consciente e inteligente. Como: menos tempo no banho de água quente, menos tempo com ar condicionado ligado, racionalizar o uso do secador de roupa ou do freezer.
- Reparo da fiação elétrica
Quando a instalação de cabos e fios elétricos não estão bem feitos, podem causar um aumento significativo da temperatura nos pontos de conexões. Além de aumentar a possibilidade de causar incêndios e tragédias, também desperdiça eletricidade.
O ideal é contar com a ajuda de um profissional que vai verificar como estão essas instalações, e se elas estão produzindo mais tensão do que deveriam.
- Desligue os aparelhos que não consumir
Quando você desliga a sua televisão, mas não tira da tomada, ela ainda continua consumindo energia elétrica. O ideal é que esses aparelhos estejam na tomada apenas quando forem utilizados. Está saindo de casa? Tire tudo o que não for útil da tomada e garanta a economia do consumo.