Quer ver seu dinheiro TRABALHANDO? Entenda como funciona o rendimento do CDI

O CDI é um dos termos mais falados quando o assunto é investimentos. Esta pequena sigla pode significar bastante na economia de muitas pessoas e é por isso que é importante entender o que ela significa e também o quer dizer rendimento de 100%.

Entenda o que é CDI

O CDI (Certificado Interbancário) de forma geral, é um título de curto prazo que é emitido pelos bancos. Este título possui um prazo de vencimento de apenas 1 dia útil e são usados para que as instituições bancárias emprestem determinados valores entre si de um dia pro outro.

O CDI é parecido com o CDB (Certificado de Depósito Bancário), uma vez que ele também é utilizado por instituições para captar valores. Porém, a diferença é que o CDI não é disponibilizados por investidores individuais.

Este título existe por conta da regulação do sistema financeiro. É determinado pelo Banco Central, como uma regra de estabilidade e segurança, que diariamente os bancos os bancos fechem com saldo positivo em caixa. Como isto não acontece todos os dias de maneira natural, as instituições usam um empréstimo de outro banco para cobrir o saldo negativo através do CDI.

Normalmente, o CDI possui uma variação próxima da Selic, a taxa básica de juros da economia. O BC, para deixar a taxa do CDI próxima da Selic, entra na rodada de empréstimos com os bancos, comprando e vendendo CDIs a taxas diferentes. O objetivo é deixar a média próxima do valor de referência. É por esta razão que a taxa do CDI muda todos os dias.

O patamar da Selic é determinado pelo Copom do Banco Central a cada 45 dias. A taxa é usada para controlar a inflação.

Rendimento de 100% do CDI

Quando é oferecido por uma instituição o rendimento de 100% do CDI, isto quer dizer que a aplicação irá trazer um retorno igual ao da taxa média integral dos empréstimos feitos entre os bancos.

No ano passado, por exemplo, CDI teve rendimento 4,42% ao ano.desta forma, no caso de uma aplicação, o rendimento também será de 4,42% no mesmo ano. No entanto, é importante destacar que o investimento ainda pode passar por descontos de impostos e demais tarifas.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.