Neste ano, a Semana do Brasil acontece entre os dias 4 e 10 de setembro. Na Semana do Brasil 2022, dezenas de lojas disponibilizarão ofertas e promoções aos consumidores. O evento, também conhecido como Semana Verde Amarela ou Black Friday Brasileira, conta com oportunidades em diversos setores.
Nesses últimos anos, a Semana do Brasil se tornou uma oportunidade para estabelecimentos e consumidores. Por um lado, os comércios podem aumentar suas vendas. Já por outro, os consumidores podem economizar.
Desde 2019, a Semana do Brasil acontece na semana do dia 7 de setembro, em que o país celebra o Dia da Independência. O evento foi criado pelo governo federal, em parceria com grandes varejistas, como forma de aquecer a economia local.
Devido à falta de datas especiais, as empresas enfrentavam mais dificuldades para impulsionar as vendas no período. Com a criação da Semana do Brasil, as promoções podem estimular o consumo.
Na primeira edição da Semana do Brasil, os consumidores puderam encontrar ofertas com até 80% de desconto. Em comparação ao ano anterior, o total de pedidos e faturamento das vendas online subiram 41% durante este período promocional, segundo levantamento da Ebit/Nielsen.
A pesquisa também revelou que existiu um crescimento das vendas online em todos os dias da Semana do Brasil. A única exceção foi o domingo do respectivo ano.
Como funciona a Semana do Consumidor
Para os estabelecimentos participarem da Semana do Brasil, não existe um conjunto de regras a serem seguidas previamente.
Sendo assim, as lojas e marcas possuem autonomia para a escolha dos dias que as promoções serão oferecidas. Além disso, as lojas também podem definir o tipo de desconto que será aplicado.
Por conta dessas características, a Semana do Brasil funciona de forma parecida com outros eventos promocionais do varejo, como o Dia dos Namorados e Black Friday, por exemplo.
Criada por iniciativa privada, a Semana do Brasil conta com um site. Nesta plataforma, as empresas podem se cadastrar — para anunciar suas ofertas. O sistema também oferece materiais de divulgação para essas companhias interessadas.
Como aproveitar as melhores promoções na Semana do Brasil
Na Semana do Brasil, são disponibilizados variados produtos e serviços ao longo do tempo promocional — como alimentos, bebidas, cursos, acessórios, cosméticos de beleza, entre outros. As promoções podem ser oferecidas tanto virtualmente quanto em estabelecimentos físicos.
Para quem deseja aproveitar as ofertas, é fundamental pesquisar bastante. Por meio dessa busca, será possível identificar qual estabelecimento oferece as melhores condições.
Vale lembrar que as ofertas não são apenas em desconto nos preços. Alguns estabelecimentos também podem disponibilizar frete grátis e facilidades de pagamento, por exemplo.
Ainda vale lembrar que as condições especiais também podem acontecer em qualquer momento dentro da Semana do Brasil.
Ou seja, alguns estabelecimentos podem oferecer as promoções logo no início. Já outras podem disponibilizar no final. Por conta disso, também é importante ficar atento, ao longo de todo o período promocional, aos estabelecimentos que oferecem os itens de interesse.
Consumidores podem tomar alguns cuidados para evitar problemas
Mesmo que seja importante economizar nas compras, o interessado também deve tomar alguns cuidados previamente.
Por exemplo, como forma de descobrir se os descontos oferecidos em algum estabelecimento são verdadeiros, as pessoas podem consultar o histórico de preço e verificar os valores cobrados por concorrentes.
Essa apuração prévia é importante porque podem existir comércios que tentam ludibriar os clientes —, aumentando o preço alguns dias antes da Semana do Consumidor e baixando no período promocional. Devido a isso, os consumidores não podem comprar os itens por impulso.
Além disso, os consumidores devem verificar se o respectivo estabelecimento é confiável. Na internet, é possível encontrar sites que oferecem informações sobre a reputação das companhias. Isso acontece por meio da avaliação de outros consumidores.
No caso de compras pela internet, também é importante verificar quais são as formas de pagamento oferecidas. Neste sentido, o e-commerce precisa oferecer alternativas seguras, fáceis e que mantenham os dados seguros.
Antes da compra virtual, o consumidor ainda precisa verificar quais são os possíveis direitos — como garantia, nota fiscal, entre outros.