O concurso público está ofertando 3.250 vagas para professores. O certame irá realizar um processo seletivo diferenciado, por meio de prova prática. Assim, os candidatos deverão apresentar um plano de aula e gravar uma exposição oral.
A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para o concurso público que pretende preencher 3.250 vagas para professor da rede municipal de ensino. Há vagas para a educação infantil, ensino fundamental e médio.
Além da prova escrita, a Secretaria de Educação de São Paulo irá realizar uma prova prática. Assim, os candidatos terão que apresentar um plano de aula e gravar, presencialmente, uma exposição oral.
Nesta última, será preciso detalhar a maneira como ministram suas aulas, abordando o processo didático e o domínio do conteúdo específico de sua área de atuação. Todas as etapas do certame serão realizadas pela banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Concursos com provas práticas existem em outras instituições, como o Ministério Público e também em universidades. Nós entendemos ser importante fazer esse aperfeiçoamento para os concursos de professores da prefeitura”, afirmou o secretário municipal de educação, Fernando Padula, ao jornal a Folha.
De acordo com o edital, as provas escritas serão aplicadas no mês de janeiro de 2023, sendo estas compostas por questões de múltipla escolha e dissertativas. A parte prática será realizada apenas por aqueles que passarem na prova escrita.
Inscrições do concurso público da Prefeitura de SP
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até as 16h do dia 17 de outubro, por meio do site da FGV. A taxa de inscrição é de R$ 66,95 e é possível solicitar a isenção até o dia 6 de setembro de 2022.
Distribuição das vagas do concurso da Prefeitura de SP
- Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I: 1.270 vagas;
- Professor de Arte: 205 vagas;
- Professor de Biologia: 4 vagas;
- Professor de Ciências: 251 vagas;
- Professor de Educação Física: 200 vagas;
- Professor de Espanhol: 2 vagas;
- Professor de Física: 4 vagas;
- Professor de Geografia: 194 vagas;
- Professor de História: 274 vagas;
- Professor de Inglês: 204 vagas;
- Professor de Matemática: 284 vagas;
- Professor de Português: 335 vagas;
- Professor de Química: 3 vagas;
- Professor de Sociologia: 4 vagas;
- Professor de Filosofia: 4 vagas;
- Professor de Libras (Língua Brasileira de Sinais): 12 vagas.