Nova moda, jogo do foguetinho poder dar dinheiro? Saiba se é confiável

Você ja ouviu falar sobre o jogo do foguetinho? Nele o jogador aposta dinheiro na decolagem de um foguete ou avião e precisar terminar o lance antes que o foguete exploda. Quanto mais alto a aeronave subir, mais o apostador ganha. Caso ela caia, o jogador sai perdendo. Esta é a mecânica do jogo que vem sendo promovido por influenciadores na internet, mas será que ele realmente cumpre o que promete?

De acordo com especialistas procurados pelo UOL, os jogadores podem estar sendo enganados e perdendo dinheiro em um jogo de azar, modalidade proibida no país.

O jogo é ilegal mas as empresas conseguem operar pois suas sedes ficam em outros países. Jogadores vem reclamando do jogo em sites de reclamações, mas segundo os especialistas quem perder dinheiro não tem garantia de que será reembolsado, uma vez que não existe regulamentação a respeito do tema. 

Poucas chances de ganhar 

A coordenadora do Programa Financeiro do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, disse ao UOL que este tipo de jogo é feito para chamar a atenção das pessoas e estimulá-los a apostar quantias cada vez maiores. Segundo ela, é muito mais fácil perder dinheiro do que ganhar. 

Quem ganha recebe?

Através do site Reclame Aqui, é possível conferir diversas reclamações de usuários que tem problemas para conseguir obter o dinheiro do prêmio. Existem também relatos de que o dinheiro some de um dia pro outro e sobre problemas técnicos.

“É preciso saber se a sua aposta está sendo feita em uma empresa idônea e se o eventual ganho vai ser pago mesmo, disse ao Uol Felipe Paniago, diretor de Marketing do Reclame Aqui. 

Reclamações crescem 

Neste ano, as reclamações contra sites de aposta aumentaram de forma significativa em comparação com 2021. Segundo um levantamento do Reclame Aqui, no ano passado foram contabilizadas 23.635 reclamações envolvendo 17 empresas. No primeiro semestre de 2022, as queixas já somam 36.647, representando um aumento de cerca de 55% em apenas seis meses.

É possível processar a empresa?

Aqueles jogadores que se sentirem prejudicados precisam primeiramente tentar resolver a situação através da central de atendimento do site do jogo.  Como as empresas ficam no exterior, o atendimento geralmente acontece por email ou telefone.

Fora isso, o jogador pode em última instância, tentar recorrer à Justiça, mas a chance de sucesso é baixa.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.