Candidatos do vestibular da UFU terão que fazer a prova do exame novamente. Medida foi tomada para evitar que participantes sejam prejudicados; saiba o que motivou essa decisão.
No último dia 21 de agosto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aplicou as provas do seu vestibular 2022.2. No entanto, por volta das 17h, no Campus Santa Mônica e na Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, aconteceu uma queda de energia.
O fato atrapalhou o término das provas dos candidatos que ficaram praticamente no escuro; para evitar que os vestibulandos sejam prejudicados, a UFU decidiu cancelar essas provas.
Provas do vestibular UFU canceladas
Confira a nota da UFU na íntegra:
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) avaliou os acontecimentos do dia 21 de agosto de 2022, durante a realização da primeira fase do Vestibular 2022/2. O conjunto dos fatos ocorridos em consequência da queda de energia e o aparecimento de indícios que apontam para fragilidade do processo levaram a instituição a reconsiderar sua posição, uma vez que sua manutenção implicaria insegurança jurídica. Esta poderia vir a comprometer todo o certame, com prejuízo para a vida acadêmica dos candidatos aprovados. Assim sendo, a UFU, com base no subitem 12.6 do Edital DIRPS Nº. 10/2022, resolve CANCELAR a primeira fase deste processo seletivo. Novo edital será publicado brevemente.
Inicialmente apenas os candidatos que se sentiram prejudicados teriam o direito a reaplicação. Agora, todos os inscritos no exame farão a prova novamente e devem aguardar as novas publicações feitas pela instituição.
A Cemig, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, emitiu uma nota TV Integração sobre o ocorrido; confira:
“A interrupção de energia registrada no Campus Santa Mônica da UFU e proximidades foi iniciada às 17h01 de domingo (21/8) e, imediatamente após o início da ocorrência, equipes da Cemig atuaram para restabelecer a normalidade do fornecimento, que ocorreu gradativamente.
Mesmo depois de ter restabelecido a normalidade do fornecimento para os demais clientes, o Campus da UFU Santa Mônica permaneceu sem energia devido ao acionamento do equipamento de proteção que atende a subestação interna da universidade.
As equipes da Cemig estiveram inspecionando o local e, em conjunto com a equipe da técnica da instituição, restabeleceu o fornecimento ao Campus às 19h44. A causa da interrupção está em apuração”.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.