Se a inflação começar a CAIR, quais AÇÕES vão ser beneficiadas?

Um enorme desafio foi gerado para os bancos centrais pelo mundo em decorrência da espiral inflacionária que dominou as economias. O movimento mais evidente neste momento é o de subir as taxas de juros para tentar segurar o aumento vertiginoso dos preços. Nosso país, por conta de todo o histórico relativo a isso, saiu na frente e, ao que parece, este movimento de alta já está próximo de acabar.

Com isso, a projeção é de uma inflação mais baixa no futuro. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, o mercado voltou a diminuir as projeções para a inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA, em 2022. O boletim revela as projeções dos economistas de mercado para os mais importantes indicadores econômicos. 

Na edição mais recente, que foi divulgada no início desta semana, a mediana caiu pela oitava semana consecutiva, indo de 7,02% para 6,82%.

Seguindo esta tendência de queda da inflação prevista para o futuro, fora uma estabilização da taxa de juros, as de empresas do varejo, que passaram por momentos tensos nos últimos meses, propendem a obter um desempenho satisfatório na bolsa brasileira.

É o que revelou um estudo realizado pela equipe da Jennie Li, estrategista de ações da XP, que procurou encontrar os papéis que conseguem obter bons resultados em momentos de baixa e de alta da inflação partindo da relação entre retorno e IPCA. Foi considerado pelo levantamento as rentabilidades mensais dos ativos que integram o Ibovespa, o mais importante índice da bolsa, nos últimos 10 anos.

Foi constatado que todas as ações que obtiveram bom desempenho em momentos de inflação baixa fazem parte do varejo.

Ações que se dão bem com a queda da inflação

Empresa Código Setor Beta vs. IPCA
Americanas AMER3 Varejo -12,0
Magazine Luiza MGLU3 Varejo -11,9
Petz PETZ3 Varejo -11,5
Via VIIA3 Varejo -10,4
Natura NTCO3 Varejo -3,8

A lógica utilizada é : se esses papéis são os que sofrem mais quando a inflação está alta, quando o inverso acontece a situação é a mesma em um momento de preços em baixa.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.