MEU INSS: siga esses passos para EMITIR o documento que AUTORIZA o saque do seu FGTS

Os aposentados têm a chance de acessar o Meu INSS para emitir o documento que autoriza o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esta é uma das 16 modalidades de saque previstas aos beneficiários da poupança trabalhista. 

MEU INSS: siga esses passos para EMITIR o documento que AUTORIZA o saque do seu FGTS
MEU INSS: siga esses passos para EMITIR o documento que AUTORIZA o saque do seu FGTS. (Imagem: FDR)

No caso dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o saque do FGTS é permitido a partir do momento em que o primeiro salário previdenciário é liberado, desde que a autarquia tenha emitido a certidão que concede o benefício. Destacando que o mesmo documento pode ser usado para acessar os recursos do PIS/PASEP.

É importante ter consciência de que, mesmo após a aposentadoria, o segurado precisa estar de acordo com as regras do FGTS para resgatar o saldo. Tradicionalmente, o documento é enviado pelos Correios, embora também possa ser acessado pelo portal Meu INSS até o final de 2022

O segurado deve aguardar o envio do documento pelos Correios para o endereço mencionado em até 20 dias. Na hipótese de o documento não ser recebido, o beneficiário pode entrar em contato através da Central de Atendimento 135.

FGTS para aposentados do INSS

O saque aposentadoria é uma modalidade que o trabalhador ou diretor não empregado tem direito ao saldo da conta do FGTS ao se aposentar, inclusive, se o motivo da aposentadoria for por invalidez.

O trabalhador pode sacar todas as contas com saldo e para os trabalhadores que continuam com vínculo empregatício têm direito a realizar o saque dos depósitos mensais do recolhimento realizado pelo empregador.

Quando a aposentadoria é habilitada pelo INSS, os sistemas Caixa Econômica liberam o valor automaticamente. Para receber o valor siga as etapas abaixo:

  1. Ao acessar o APP FGTS, confira se aparece o CARD informando que “você possui valores liberados para saque”;
  2. Clique no CARD;
  3. Informe como deseja receber o saldo de sua conta liberada do FGTS, você pode:
  • Cadastrar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira; ou
  • Escolher um dos canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, Salas de autoatendimento e Agências CAIXA.
  1. O valor será direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis da solicitação.

Quando não aparecer o card informando que têm valores aposentados, o trabalhador pode fazer a solicitação pelo próprio APP FGTS, seguindo as etapas abaixo:

  1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
  2. Escolha a opção Aposentadoria;
  3. Leia as condições necessárias para Saque e clique em “Solicitar Saque FGTS”;
  4. Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira;
  5. Envie os documentos solicitados;
  6. A CAIXA irá validar seus dados e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.