FALTA de dinheiro? Globo busca faturamento através de NOVA plataforma

A TV Globo começou a divulgar de forma mais frequente em seus intervalos a plataforma “Globo Sim”, que tem o objetivo de atrair anúncios de pequenas e médias empresas. Esta nova plataforma foi lançada sem festas ou alardes em 2020, mas só agora está pronta para operar em todo o país. Entenda.

A Globo Sim é uma plataforma digital criada para que pequenos anunciantes consigam comprar um espaço nos intervalos da emissora e atingir o seu público-alvo. Os contratantes podem obter espaço tanto na TV quanto nos canais digitais do grupo.

Este não foi a única forma que a empresa encontrou para aumentar suas receitas. O departamento de marketing do Grupo Globo começou a lidar diretamente com as marcas que tem interesse em uma de suas estrelas, como atores e apresentadores, para participar de ações comerciais.

Diferentemente de como acontecia antes, a Globo poderá fazer a intermediação entre o artista e a marca interessada, sem a participação de empresários ou agentes. Antes da mudança, a marca interessada entrava em contato com o escritório do famoso para acertar os detalhes.

A partir de agora, o lucro é todo gerenciado entre a emissora e o artista. O apresentador e jornalista Tadeu Schmidt foi o primeiro a fechar uma publicidade neste novo modelo. Para fazer a propaganda de um banco, toda a negociação foi feita pela Globo. 

Governo Bolsonaro Ampolia gastos com publicidade na Globo 

A TV Globo, maior emissora de TV aberta do Brasil, e tida como “inimiga” do atual presidente Jair Bolsonaro, recebeu no primeiro semestre deste ano 75% a mais do governo para veiculação de publicidades em comparação com o mesmo período do ano passado.

Bolsonaro que é pré-candidato à reeleição vem usando o espaço institucional na imprensa para divulgar seus feitos e programas realizados ao longo dos últimos anos.

Entre os dias 1º de janeiro e 21 de junho de 2021, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão exibidos em âmbito nacional e regional. Já neste ano, considerado o mesmo intervalo de tempo, é possível constatar um aumento de 75%, ou R$ 11,4 milhões recebidos.

As informações são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão encarregado das contratações na área de publicidade e propaganda do governo.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.