Pequenos empreendedores ganham espaço no mercado de investimentos. Um dos principais legados deixados pela pandemia, para além da atual crise econômica, foi a criação de CNPJ’S através do programa MEI. Os cidadãos que estão se aventurando agora pelo mundo do empreendedorismo podem obter valiosas dicas. No texto abaixo, trouxemos um especialista para orientar o planejamento financeiro do seu negócio. Acompanhe.
Ao abrir uma empresa é preciso ter mais do que capital em caixa. O empreendedor deve elaborar um planejamento financeiro de modo que lhe permita não apenas garantir a circulação do seu negócio, como até mesmo investir para obter lucros e médio e longo prazo.
Atentos a essa questão, o FDR convidou Fabiano Nagamatsu, diretor da Osten Moove, para uma entrevista exclusiva. Abaixo, ele explica como elaborar um planejamento financeiro, quais as medidas necessárias para garantir os primeiros meses de uma empresa e como investir e mais. Confira:
O que é o planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é uma ferramenta administrativa que consiste no processo de organização financeira, estipulando metas e objetivos. O planejamento financeiro é realizado antes de abrir uma empresa, conduzido durante o ciclo de vida e é usado até para fechar um negócio.
Com o planejamento financeiro, o empreendedor tem uma visão sistêmica das suas finanças, assim, pode programar melhor e correr menos riscos no mercado em que atua.
Como fazer um planejamento financeiro eficiente?
Alguns pontos para o planejamento financeiro eficiente:
- Faça uma previsão de orçamento financeiro
- Analise bem seus custos, despesas e receitas
- Compreenda e registre sempre as movimentações financeira (melhor momento é na hora)
- Sempre tenha controles dos orçamentos (cartas nas mangas) para boas negociações com parceiros e fornecedores
- Economize e tente buscar redução de gastos desnecessários (crie política de sustentabilidade financeira)
- Mensure os resultados e aprimore sempre.
Como essa solução pode ajudar a alavancar os pequenos negócios?
Imagine viajar sem um mapa ou rumo? Imagine fazer um evento e não saber quem convidar ou o que servir de bebidas e comidas? Assim, é um empreendimento sem um planejamento financeiro.
O planejamento financeiro contribui para a tomada de decisão mais assertiva, pois contém no plano metas e objetivos a serem alcançados, seja em curto, médio ou longo prazo. Com isso, o empreendedor tem noções de quando deverá ter mais recursos financeiros para gastar, ou quando ele terá recursos de sobra para investir em expansão.
Qual a importância do investimento e do planejamento financeiro para a gestão das empresas?
O investimento é uma aplicação de recursos com expectativas de um benefício futuro. O investimento é realizado para buscar-se um retorno (ROI). Assim, o investimento é relevante para um negócio, pois denta-se que a empresa está crescendo e que necessita de expansão. Já o planejamento financeiro é a base para qualquer tipo de investimento, além disso, contribui para nortear/direcionar toda a gestão empresarial do negócio.
Com as moedas digitais é possível investir nesse mercado mesmo sendo um pequeno empreendedor?
É possível investir, sim. As moedas digitais têm o papel de descentralizar a economia, dando mais oportunidades para as classes baixas. O pequeno empreendedor que usar de inovação, tanto pode investir quanto usar das moedas digitais para atrair mais clientes para seu negócio.
Exemplo de que a moeda é para todo mercado, independente do tamanho são as CBDCs que o Governo Federal, à exemplo de outros, como EUA e China, está lançando para movimentar mais a economia, agilizando transações por meio de inovação tecnológica.
Qual a importância de uma boa gestão financeira em momentos de crise?
Se temos tudo sob controle, é mais fácil organizar a casa quando vem um temporal. Isto é, o planejamento financeiro, não somente norteia, como também ajuda na captação de recursos financeiros para um possível capital de giro, novos investimentos na empresa ou pagamento de dívidas. É como se tivesse um mapa para direcionar os rumos da empresa, em termos numéricos.
Todos os segmentos têm potencial de investimento?
Todos os segmentos que busquem inovar ou expandir por conta de novos entrantes. Existem segmentos que alteram de acordo com o comportamento do consumidor moderno.
Qual a média de tempo para que o investidor comece a colher os frutos de seu investimento?
O tempo de retorno sobre um investimento é baseado no próprio tipo de investimento realizado atrelado ao setor, segmento e área de atuação. Em média para ser atrativo, em pequenos negócios para indústria, agro e comércio – o tempo de retorno ideal é de 1 ano e meio até 2 anos, enquanto no setor de serviços – oito meses a um ano em média.