Cada vez mais os brasileiros estão buscando por um empréstimo. Segundo dados do Instituto Propague, revelados em parceria com a Stone, no último ano a contratação de empréstimo no Brasil foi 20% mais alta do que o registrado em 2020.
Os motivos que causaram este aumento são muitos, no entanto, entre os mais importantes está a vontade de pagar dívidas em aberto ou obter recursos para investir em pequenos negócios.
No entanto, o aumento pela procura de empréstimo também traz alguns medos. Um ponto que faz com que muitas pessoas travem no momento de contratar crédito são as taxas de juros e o medo de acabar trocando uma dívida pela outra, não conseguir arcar com o pagamento das parcelas e acabar se enrolando.
Mas também existem os benefícios como aumento do score de crédito e a expectativa de conseguir uma renda constante através do investimento em um negócio. Isto faz com que o interesse pelos empréstimos se mantenha alto.
Pagamento de dívidas é uma das razões principais
Atualmente no país, 65 milhões de pessoas estão endividadas, de acordo com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Por conta da inflação em alta, o orçamento das famílias fica comprometido e muitas delas não conseguem sustentar o lar e também pagar aa contas. Isto faz com que a situação vá se complicando.
Na liderança da lista de pendências financeiras, está o cartão de crédito, como mostrou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por conta da alta taxa de juros do rotativo, o débito cresce de forma acelerada, comprometendo e muito a renda.
Dicas para não cair em ciladas
- Para ter certeza que está contratando um empréstimo de maneira segura, é importante ficar atento aos seguintes pontos:
- Não aceite propostas que exijam depósito antecipado. Esta não é uma prática usada por instituições sérias
- Faça uma pesquisa a respeito da instituição e verifique o que demais pessoas estão falando sobre ela
- Faça a negociação somente por canais oficiais e desconfie de propostas milagrosas
Como comparar empréstimos
Uma maneira prática de comprar empréstimos é através da plataforma Serasa eCred. Através dele é possível simular segundo sua necessidade e o usuário recebe ofertas voltadas para seu perfil.