Marisa (AMAR3) vê semestre DESAFIADOR por conta destes dois MOTIVOS

A rede de moda Marisa prevê que o segundo semestre terá desafios, especialmente por conta do calendário atípico com eleições e Copa do Mundo. As perspectivas foram citadas pelo presidente da companhia, Adalberto dos Santos, em divulgação de resultados do segundo trimestre.

Tanto as eleições quanto a Copa do Mundo, citadas com desafiadoras pela Marisa, acontecerão no fim deste ano. O primeiro turno das eleições acontecerão em 2 de outubro. O segundo turno será em 30 de outubro. Já o evento de futebol ocorrerá de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Apesar deste cenário atípico, o presidente da Marisa informa que a empresa continua bastante focada em seu processo de recuperação operacional. Neste sentido, o foco da companhia é a rentabilização dos canais físico e digital.

Segundo compilado pela Marisa, estas são as perspectivas para este ano:

  • Desafios macroeconômicos continuam no segundo semestre
  • Calendário atípico com Copa do Mundo no quarto trimestre
  • Foco em rentabilização de ambos os canais e preservação do caixa
  • Continuidade na recuperação de vendas e ganhos de margem
  • Melhorias nas frentes comercial, operacional e logística
  • Recuperação dos resultados do Mbank (a área de serviços financeiros)

Desempenho da Marisa no segundo trimestre

No segundo trimestre, a Marisa teve um prejuízo líquido de R$ 27,8 milhões. Isso representa uma queda de 53,3% em comparação ao ano anterior. De acordo com a rede de moda, os principais impactos foram o resultado negativo do Mbank e o aumento das despesas financeiras.

Entre abril e junho, as receitas da Marisa chegaram a R$ 738 milhões. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 20,8%.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 83,8 milhões. A cifra foi 107,2% acima do registrado há um ano.

No trimestre, a receita líquida de varejo totalizou R$ 599,3 milhões. Isso representa um aumento de 21,8% entre os períodos.

Conforme o presidente da Marisa, entre abril e junho deste ano, a operação de varejo da empresa “apresentou melhorias importantes em termos de recuperação da receita, margem bruta, resultado operacional e fluxo de caixa”.

“Observamos uma aceleração importante na atividade no setor no trimestre, com destaque para os meses de abril e maio, cujas vendas foram impulsionadas por temperaturas mais frias, pela ótima aceitação de nossa coleção de inverno, além das campanhas promocionais dos Dias das Mães e Namorados”, completa.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.