Contratada pela Genial Investimentos, a Quaest Consultoria divulgou a mais nova pesquisa de intenções de votos para as eleições 2022. Nessa quinta-feira (7), a instituição publicou resultados mostrando que o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem 37% de preferência entre os eleitores de São Paulo.
Embora esteja a frente no ranking de preferência entre os candidatos nas eleições 2022, Lula tem uma diferença pequena com o segundo colocado. Jair Messias Bolsonaro (PL) ocupa a segunda posição com 32% da preferência do público de São Paulo. Enquanto Ciro Gomes (PDT) possuí 9% das intenções.
A margem de erro para mais ou para menos é de 2,4 pontos percentuais. Outros nomes também foram mencionados durante a pesquisa, mas ficaram abaixo de 5% nas intenções.
Simone Tebet (MDB) registrou 3%. Enquanto André Janones (Avante), Vera Lucia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Felipe Davila (Novo) e José Maria Emmel (DC) cada um com 1%. Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram.
A última pesquisa realizada pela Quaest, em maio deste ano, contava com a opção de eleger João Doria (PSDB). No entanto, ele desistiu da candidatura à presidência. Vera Lucia, Marçal, Eymael, Péricles e Manzano foram inclusos.
Eleições 2022 para 1° e 2° turno
A pesquisa questionou os entrevistados sobre um cenário em primeiro ou segundo turno nas eleições 2022. Em um primeiro momento, no dia 2 de outubro quando todos os candidatos estarão disputando, os eleitores escolheram por:
- Lula (PT): 37%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- André Janones (Avante): 1%
- Vera Lucia (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Luiz Felipe D’Avila (Novo): 1%
- José Maria Eymael (DC): 1%
- Leonardo Péricles (UP): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Luciano Bivar (União Brasil): 0%
- Branco/nulo/não pretende votar: 9%
- Indecisos: 5%
Na segunda situação, quando apenas dois candidatos estarão na disputa, os números são outros. Em São Paulo, caso haja uma nova decisão em 30 de outubro dessa vez entre Lula e Bolsonaro, os eleitores preferiram:
- Lula (PT): 46%
- Jair Bolsonaro (PL): 37%
- Indecisos: 3%
- Branco/nulo/não pretende votar: 14%
Para realizar a pesquisa, a Quaest entrevistou presencialmente 1.640 pessoas, entre os dias 1º e 4 de julho. De acordo com a instituição há 95% de confiança na pesquisa, e a mesma foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).