Franquias para trabalhar em casa crescem no primeiro trimestre e já são 14,8% do setor

As franquias home based são um modelo de negócio em expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil. Após um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2022, o home based agora corresponde a 14,8% de todas as franquias no país, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em 2021, o modelo representava 10,3% do mercado. Já em 2020, 7,1% de todas as franquias funcionavam em casa. Para a ABF, esse crescimento é um reflexo direto da pandemia, que trouxe impactos para o mundo do trabalho e forçou muitas pessoas a procurarem novas fontes de renda. Por outro lado, também reflete a aposta que muitas empresas estão fazendo no home based.

A Prospecta Analytica é uma dessas empresas. Especializada em fornecer soluções de Big Data para as áreas de saúde, agronegócio, construção civil e business, a marca alcançou faturamento de R$ 15 milhões em 2021 e expandiu sua rede para 94 franqueados, espalhados por todo o país.

Para o fundador e CEO da Prospecta Analytica, Wanderson Leite, o crescimento do home based se deve à facilidade de operação. “O modelo possibilita que o franqueado trabalhe com os recursos que tem. Muitas vezes, só precisa de um computador com acesso à internet e ele já pode começar a atuar”, comenta.

Franquia home based: como funciona?

As franquias home based (também conhecidas como home office) são aquelas que funcionam na própria casa do franqueado. O modelo pode ser usado em diversos ramos, desde tecnologia da informação até venda de instrumentos musicais.

As franquias home based têm como principal vantagem o baixo investimento inicial. Em alguns casos, é possível começar o negócio com apenas R$ 1 mil, embora os especialistas recomendem ter pelo menos o dobro do que é pedido pela franqueadora.

Quais as melhores franquias home based em 2022?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as seguintes redes estão entre as melhores opções de franquias home office em 2022:

  • Drs. protect (seguros)
  • Mazze Semi Joias
  • Brasil Nutri Shop (suplementos)
  • Premiapão (publicidade)
  • Bellaza (maquiagem e cosméticos)
  • TZ Viagens (viagens e intercâmbio)
  • Ceofood (meios de pagamento e delivery)
  • Nação Verde (alimentos, suplementos e cosméticos)
  • Acqio (tecnologia)
  • Target Mais Publicidade
  • Barela (seguros de saúde)
  • Mídia no Pão (publicidade)
  • CI Intercâmbio (intercâmbio e turismo jovem)
  • Brazil Health (consultoria)
  • Clube Turismo (viagens)
  • Dr. Jardim (manutenção de jardins e piscinas)
  • FR Vendas (consultoria)
  • Home Angels (cuidadores)
  • Limpeza com Zelo (limpeza corporativa e industrial)
  • Louyt (marketing)
  • Guia-se Negócios pela Internet (marketing)
  • Padrão Enfermagem
  • RHF Talentos (recursos humanos)
  • SMS Digital (marketing)
  • Só Multas (consultoria jurídica)
  • Castseg (segurança eletrônica)

Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.