O Auxílio Brasil contempla milhões de brasileiros oferecendo diferentes benefícios aos seus contemplados. Para interessados, a verificação do cadastro pode ser feita através da internet.
É importante que o cidadão esteja atento à situação do seu cadastro, se o mesmo se encontra ativo e com as informações atualizadas, a exigência de inscrição e atualização para recebimento do Auxílio Brasil é prevista pela Medida Provisória 1.061/2021.
Como saber se o meu cadastro está ativo?
A verificação pode ser realizada pela internet, através do aplicativo Meu Cadastro Único. Através do app, é possível conferir se o cadastro se encontra inativo, desatualizado ou em processo de averiguação.
Para o cidadão que não possui acesso à internet, o procedimento pode ser feito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou em algum posto de atendimento do CadÚnico.
Como realizar a atualização do meu CadÚnico?
De acordo com o Ministério da Cidadania, não atualizar as informações do seu CadÚnico é um motivo para que seu registro seja excluído após quatro anos.
A revisão feita pelo governo federal é realizada anualmente, as famílias são chamadas para corrigirem suas situações e atualizar os dados. Existe ainda o comprometimento feito na hora da inscrição que evidencia a necessidade de atualização a cada dois anos no máximo.
Para isso, as famílias devem se dirigir ao CRAS mais próximo. O centro deve ser procurado com urgência em caso de mudança de endereço, telefone, estado civil, renda mensal e eventos como falecimento, nascimento e adoção de membro familiar.
Não tenho CadÚnico, como posso me cadastrar?
Para aqueles que não possuem registro no CadÚnico, a inscrição é destinada à famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Entre os requisitos para poder se cadastrar na plataforma, é preciso que a família possua renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal de até três salários mínimos.
O procedimento é realizado através de entrevista feita no CRAS ou postos de CadÚnico. O representante familiar deve ter idade mínima de 16 anos e ter em mãos documentos como CPF e título de eleitor, além de possuir um documento oficial de cada membro familiar.