A aplicação das provas do Enem 2022 vai acontecer em novembro desse ano. O exame é atualmente a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil e inicia seu período de inscrições.
A expectativa para o Exame Nacional do Ensino Médio é grande.
Afinal, ele acontece apenas uma vez por ano e o seu resultado pode ser utilizado para começar o curso de graduação através de diversos programas.
A partir de hoje, 10, até o próximo dia 21 de maio os estudantes podem se inscrever para participar do exame; para quem não teve direito a isenção o valor da participação é de R$ 85; lembrando que a confirmação de inscrição só acontece após o pagamento da taxa.
Para esse ano a seleção traz uma novidade, a possibilidade de pagamento da taxa através do Pix e cartão de crédito.
Além disso, o pagamento via boleto bancário também continuará a ser aceito pelo INEP.
Como se inscrever no Enem 2022?
O primeiro passo para participar do exame é acessar a Página do Participante, a inscrição é feita através dela, mas, para fazer os procedimentos de inscrição você precisa de uma conta gov, que pode ser feita no portal gov.br.
Essa conta é essencial para participar dos diversos processos seletivos e provas organizados pelo Governo Federal.
Após se cadastrar é necessário fazer o login com o número do CPF e a senha. Então, Nanda, a assistente virtual, pedirá para você resolver o desafio e só então a inscrição poderá ser feita.
Em seguida você terá que inserir suas informações pessoais, como número do RG e informar cidade, estado, CEP, se há necessidade de atendimento especializado, entre outras questões.
Além disso, o participante também terá que escolher a língua estrangeira que vai responder a prova e informar a escolaridade.
Vale lembrar que estudantes do ensino médio podem participar do exame, mas apenas na condição de treineiro.
Ou seja, não poderão utilizar a nota para concorrer às vagas em instituições superiores.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.