Dia das Mães 2022: mercado faz previsão sobre as vendas este ano e resultado é desanimador

Com o Dia das Mães 2022 se aproximando, comércio tem expectativa de vendas mais fracas que as do ano passado. Volume deve atingir cerca de R$ 14 bilhões.

Apesar de ser uma das datas comemorativas mais esperada para o varejo, em comparação com 2021 o Dia das Mães deve ter uma baixa. Segundo cálculos da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o volume de venda para a data será de R$ 14 bilhões, valor menor em 1,8% do que o obtido no mesmo período em 2021.

Para o economista responsável pela pesquisa, Fábio Bentes, alguns fatores contribuíram para as menores condições de consumo em 2022. Mas apesar da queda, o número ainda será melhor que o registrado no ano de 2020, período do auge das restrições causadas para conter a pandemia da Covid-19. A volta das atividades chega com mudanças econômicas que podem explicar a menor procura por presentes para a data.

O que o varejo espera de 2022

O Dia das Mães 2022 deve seguir com o ramo de vestuário, calçados e acessórios liderando as vendas. Os itens costumam ser a preferência na hora de presentear e neste ano ainda mais, com um avanço de 1,4% na previsão de faturamento em relação a 2021. 

Aparentemente, o consumidor que vai presentear a mãe tem selecionado mais na hora da compra e optado por diferentes opções de presentes. Com isso, o que cai são os segmentos de utilidades domésticas, que já não são tão procurados para a data. Uma novidade em termos de queda são os eletrônicos que juntamente com os móveis e eletrodomésticos devem apresentar uma queda de até 9,5%.

Fabio Bentes explica que o aumento dos juros é uma das razões pelas quais existe a expectativa de queda nas vendas. Isso porque a taxa de juros básica da economia brasileira saltou para 11,75% ao ano, no mesmo período de 2021 a taxa se encontrava em 3,5% ao ano.

Com isso, o momento para uma parte dos consumidores é de talvez esperar uma promoção ou até mesmo ter esperança na baixa da taxa para então presentear a mãe mesmo após o feriado. 

 

Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.