Dia do Consumidor 2022 reforçou nova tendência; descubra

Dia do Consumidor 2022 reforçou nova tendência. Os cupons exclusivos para aplicativo foram amplamente utilizados pelas redes de lojas em todo país.

A comemoração é considerada recente no calendário comercial, tendo sido criada em 2014 para ser celebrado todo o dia 15 de março com o intuito de movimentar o setor durante o período. Rapidamente a data entrou para  as principais do varejo brasileiro.

Dia do Consumidor 2022 e os cupons 

Eles fazem sucesso o ano inteiro, mas foi no Dia do Consumidor 2022 que os cupons de desconto tiveram um papel especial. Marcas e lojas usaram do cupom de desconto para usar nos aplicativos como estratégias para movimentar as vendas.

De acordo com estudo feito pela Elife e SA365, com dados da Buzzmonitor, entre 14 e 20 de março foram 62 mil publicações relacionadas a cupom ou promoção.  No total, 35,610 usuários mencionaram os termos na barra de pesquisa. 

Mais detalhes das publicações revelam que a palavra cupom foi registrada em 16.716 posts. A Americanas foi a rede de lojas mais mencionada, estando presente em 12,25% das publicações. A Shopee aparece com 12,17%, enquanto a Amazon teve 7,68% e o Submarino 5,85%.

Compra via aplicativo

O principal diferencial visto no último Dia do Consumidor, foi que mesmo as varejistas que possuem lojas físicas decidiram levar os clientes para as compras via aplicativo, oferecendo para os usuários as melhores promoções e descontos.

As compras nos aplicativos foram destaques também nas publicações referentes às Americanas. Cerca de 61% das postagens possuíam o termo “app”, ou mesmo os cupons “Appl100″ e “Appl1221″.

Nas publicações referentes a Shopee, os termos de sucesso foram “frete” e “grátis” presentes em mais de 40% das postagens. A preferência dos clientes da empresa foi pelas chamadas “ofertas relâmpagos” que apareceram durante o período de promoções. A preferência dos consumidores foi por produtos como livros e itens de papelaria.

A Amazon que forneceu cupons exclusivos para compras realizadas pelo aplicativo tem o termo “Appamazon15″ como o segundo mais citado. Outra estratégia da empresa foi a de preços fixos de “1,99″ e “9,95″ sendo termos também bastante citados nas mídias digitais.

Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.