O carnaval 2022 está chegando e mesmo com definições particulares de cada local sobre a realizações de festas na data, o mercado financeiro já bateu o martelo sobre o funcionamento dos serviços nestes dias.
Na bolsa brasileira, B3, não haverá negociações nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A pausa engloba os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados e de empréstimo de ativos.
Nestes dois dias, não terão registros de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos em Tesouro Direto. No caso da Câmara de Câmbio da B3, também não haverá qualquer tipo de contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação nestes dias.
Funcionamento volta na quarta
A B3 volta a operar normalmente na Quarta-feira de Cinzas, que cai no dia 2 de março. Mas, o horário para negociação e registro será mais curto, iniciando às 13h.
O Tesouro Direto, por sua vez, as negociações com conhecimento de preços terão início às 14h, terminando às 18h. Já a confirmação dos investimentos incluídos na sexta, 25, deve acontecer normalmente até as 11h.
É importante destacar que, para o registro de títulos do agronegócio, as grades de horários normais permanecem, bem como para as liquidações na Câmara B3 e Central Depositária de Renda Variável da B3.
Funcionamento dos bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central decidiu manter o calendário de feriados bancários. Sendo assim, durante o carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, as instituições financeiras e agências não vão operar para atendimento ao público.
O funcionamento será retomado no dia 2 de março, a partir do meio-dia e será encerrado no horário normal de fechamento dos bancos. Já em localidades em que as agências finalizam o atendimento antes das 15h, o início do expediente vai ser antecipado para garantir as três horas de funcionamento.
Todas as contas que possuem data de vencimento durante o carnaval, poderão ser pagas na quarta, 4, quando os bancos voltarem a funcionar, sem cobrança de multa. Isto é válido para as contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês.
A maior parte das contas já ajusta a data de vencimento automaticamente quando o vencimento cai em algum feriado nacional, estadual ou municipal.