Nesta quinta-feira (10) vence o pagamento da primeira parcela ou da cota única do IPVA 2022 com desconto de 5% para veículos com placa final 1. Os demais veículos terão o vencimento do imposto nos próximos dias.
Quem tem placa final 2, por exemplo, deve realizar os pagamentos até amanhã (11). Já os proprietários com placa final 0 (zero), que são o último grupo, pagam a cota única ou a primeira parcela até 23 de fevereiro.
Proprietários de caminhões e caminhões-tratores terão um calendário mais folgado para pagamento do IPVA 2022 em São Paulo. Para essa categoria, a primeira parcela ou a cota única com desconto de 5% vencem apenas em março, a partir do dia 10, e progredindo de acordo com o número da placa também.
Este ano, o governo de São Paulo estipulou descontos diferentes para os contribuintes. Quem pagou o imposto integralmente no mês de janeiro, com última data de vencimento no dia 23/01, conseguiu desconto de 9%.
Além disso, veículos adquiridos em 2022 podem conseguir desconto de 3%, desde que o IPVA seja pago até 5 dias úteis depois da compra.
Outra novidade é o parcelamento em cinco vezes, e não apenas em três, como nos anos anteriores. A medida foi adotada para dar um pouco de alívio para os motoristas paulistas, que terão que pagar um imposto mais caro este ano.
Não houve reajuste das alíquotas, mas o valo venal dos veículos, que serve de base para o cálculo do IPVA, aumentou de acordo com a tabela FIPE, que teve variação média de 22,5% no estado de São Paulo.
Confira como ficou o calendário completo:
Como consultar e pagar o IPVA
O IPVA 2022 pode ser consultado no site da Secretária de Fazenda e também nos aplicativos e internet banking dos bancos conveniados, bastando informar o Renavam do veículo.
Mas este ano, é também possível conferir o valor do imposto pelo app Poupatempo, que reúne uma série de serviços para a população. Nesse caso, o usuário deve clicar em “Serviços” > “Veículos” > “IPVA”.
O pagamento pode ser feito em caixas eletrônicos, apps e internet banking dos seguintes bancos:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa
- Itaú
- Safra
- Santander
É possível quitar no cartão de crédito, à vista ou a prazo. Este ano, há isenção para deficientes físicos, taxistas, ônibus e micro-ônibus de fretamento contínuo, além de casos mais específicos.