Afinal, quem recebe o lote residual do Imposto de Renda? Descubra!

Nesta semana a Receita Federal anunciou a abertura de consulta ao lote residual do Imposto de Renda 2021. Mas, afinal, como esse tipo de restituição funciona? Já que habitualmente o contribuinte é incluso em um dos cinco lotes pagos no ano, referente a restituição da declaração vigente.

Afinal, quem recebe o lote residual do Imposto de Renda? Descubra!
Afinal, quem recebe o lote residual do Imposto de Renda? Descubra! (Imagem: FDR)

O lote residual nada mais é do que um pagamento para regularizar o que é de direito do cidadão. São inclusos nesse grupo aqueles que caíram na malha fina, mas efetuaram a correção a tempo de receber a restituição.

O pagamento dessa vez vale tanto para as declarações do Imposto de Renda de 2021, como para as mais antigas. Desde que tenha sido feita a devida regularização junto a Receita Federal.

A quantia será liberada na próxima segunda-feira, dia 31. Na ocasião foram inclusos 240.744 contribuintes, o que vai gerar uma movimentação de R$ 281,9 milhões.

Ganham prioridade no recebimento os contribuintes que se enquadram nas condições de: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quem é pego na malha fina da Receita Federal?

Para quem não sabe, existem consequências em deixar de enviar e pagar a declaração do Imposto de Renda. Entre elas, a de cair na malha fina da Receita Federal.

Além de deixar de enviar o documento, quem o apresenta com erros e inconsistências também será punido. O CPF do cidadão pode ficar restrito, a conta corrente bloqueada, e este deixa de receber a restituição no momento correto.

Mas há como reverter essa situação. Quem percebeu que caiu na malha fina, deve reenviar a declaração ou fazê-la pela primeira vez. Basta acessar o portal da Receita Federal, ou o e-Cac e selecionar a opção “Declaração retificadora”.

Após uma nova análise da Receita Federal, o CPF do cidadão deixa de ficar restrito e este quando tem direito é incluso no lote de restituição residual do Imposto.

Consulta do lote residual da restituição do Imposto de Renda

Quem regularizou o documento recentemente, e aguardava o pagamento da restituição, pode consultar se foi incluso no lote residual.

Existem dois portais para verificação:

Basta informar o CPF e data de nascimento para saber se o valor foi depositado. A quantia será direcionada no dia 31 de janeiro, na conta corrente em que o contribuinte incluiu na declaração.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com