O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar o pagamento do último benefício do ano neste mês de dezembro. Dessa vez, sem o acréscimo do 13° salário.
O calendário do INSS é dividido em dois. O primeiro pagamento é destinado aos segurados que recebem até um salário mínimo.
Já a segunda parte é voltada para aqueles que recebem quantias maiores ao piso nacional, podendo chegar até o teto que é no valor de R$ 6.433,57 ou ultrapassar este valor.
Essa divisão foi necessária para que a autarquia conseguisse organizar as finanças e otimizar o pagamento.
As datas de pagamentos são divulgadas sempre no final do ano anterior. Assim, um tempo antes os beneficiários já sabem as datas de pagamento do seu benefício. Ao todo, mais de 36 milhões de benefícios são pagos pelo órgão.
Calendário do INSS
Beneficiários com até 1 salário mínimo
- NIS Final 1- 23 de dezembro
- NIS Final 2- 27 de dezembro
- NIS Final 3- 28 de dezembro
- NIS Final 4- 29 de dezembro
- NIS Final 5- 30 de dezembro
- NIS Final 6- 03 de janeiro
- NIS Final 7- 04 de janeiro
- NIS Final 8- 05 de janeiro
- NIS Final 9- 06 de janeiro
- NIS Final 0- 07 de janeiro
Beneficiários com mais de um salário mínimo
- NIS Final 1 e 6- 03 de janeiro
- NIS Final 2 e 7- 04 de janeiro
- NIS Final 3 e 8- 05 de janeiro
- NIS Final 4 e 9- 06 de janeiro
- NIS Final 5 e 0- 07 de janeiro
Quais os benefícios pagos pelo INSS?
Os benefício pagos pelo INSS são:
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Benefício assistencial;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Onde posso acompanhar o pagamento?
Os segurados podem ainda consultar e acompanhar o pagamento do benefício pelo aplicativo Meu INSS que está disponível para os sistemas Android e IOS. A consulta pode ser realizada ainda no site oficial do Meu INSS.
Como realizar minha inscrição na plataforma?
- Baixe no celular no seu aplicativo ou acesse diretamente se já estiver instalado;
- Depois, escolha a opção “Cadastrar Senha”;
- Clique na opção “Criar sua conta Gov.br”;
- Preencha os dados pessoais que são pedidos, como CPF e nome completo;
- Clique em aceitar os “Termos de Uso”;
- Confira os dados e conclua o procedimento.
Como realizar cadastro no Meu INSS?
Se o usuário ainda não for cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
A medida faz parte da ação do Governo a fim de unificar os logins, portais e sites institucionais com o intuito de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida através dos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.