Alguns trabalhadores precisam se ausentar do seu trabalho por conta de alguma incapacidade. Quando essa ausência é temporária, o trabalhador pode receber o auxílio doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O auxílio doença é pago para os trabalhadores que apresentarem incapacidade de realizar o seu trabalho, e não tenha conseguido se reabilitar para outra atividade.
Se o seu benefício por incapacidade temporária estiver no final e você esteja se sentindo ainda incapacitado, existe a possibilidade de realizar o pedido de prorrogação do benefício. O que deve ser feito dentro dos últimos 15 dias que antecedem o fim do pagamento.
A condição deve ser comprovada por meio de exames, consultas e laudos médicos e o benefício só será concedido quando o trabalhador passar pela perícia médica do INSS.
Quais os requisitos para receber o auxílio doença?
Para receber esse auxílio é preciso ter:
- Qualidade de segurado;
- Período de carência (12 arrecadações, uma por mês);
- Incapacidade para as atividades de trabalho por tempo maior que quinze dias.
Onde devo fazer a perícia médica do INSS?
Os trabalhadores devem realizar a perícia com um perito médico habilitado pelo INSS. O perito deve verificar se a concessão do afastamento, comprova se existe ou não a incapacidade de trabalhar e a necessidade de afastamento.
Quando é necessário retornar às atividades?
Os trabalhadores precisam aguardar a resposta do médico sobre a sua volta para as atividades profissionais. Caso a resposta do perito for negativa, o trabalhador pode solicitar uma nova perícia médica no site ou no aplicativo Meu INSS.
Como agendar a perícia pelo Meu INSS?
Por meio do aplicativo Meu INSS o segurado precisa:
- Acessar a página do Meu INSS (pelo site ou aplicativo);
- Fazer o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu do lado esquerdo;
- Clicar em “Agendar Novo”;
- Acompanhar o pedido em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”;
- Comparecer na data marcada para a perícia médica.
Como realizar agendamento por meio do 135?
Caso o segurado tenha alguma dúvida sobre como agendar online um atendimento do INSS é possível ligar para o número 135 e agendar seu atendimento por telefone.
Escolhendo o tipo de assistência que precisa, a unidade mais próxima, data e horário.
Quando posso retornar ao trabalho?
Para retornar ao trabalho, o segurado precisa da autorização do perito. Ela só é concedida quando o profissional está apto para exercer suas atividades de trabalho.
Para isso é elaborada uma autorização, que suspenderá o benefício e em seguida o agendamento da data do retorno.