A Black Friday está chegando e os consumidores já se preparam para a grande data de descontos especiais. Porém, mesmo neste período, é importante pesquisar bastante para encontrar o melhor preço. Confira uma lista de sites de pesquisa de preços e dicas para não cair em fraudes.
Pesquisa de preço
A lista a seguir inclui os principais sites de pesquisa de preços do país. Neles, os consumidores podem comparar os preços do produto que deseja adquirir e ainda as promoções oferecidas. Muitas destas plataformas existem a mais de 10 anos. Confira:
Estes sites vão ajudar você a encontrar os melhores preços dos produtos que você adquirir nesta Black Friday.
Pesquisa de preço das lojas físicas
Para as lojas físicas o processo de pesquisa de preços é diferente mas igualmente importante.
Ao decidir comprar um produto, vá no maior número de lojas possíveis que vendem o produto e faça a pesquisa. Caso a loja disponibilize um número de telefone ou WhatsApp, o processo fica mais fácil e você pode contatar o estabelecimento sem sair de casa.
Ao sair para comprar tome cuidado com sua carteira e cartões de crédito. Nunca entregue seu cartão na mão dos vendedores e fique atento a possíveis golpes.
Cuidados na hora de comprar
Os consumidores precisam se atentar aos golpes que costumam ser aplicados neste período. Um dos mais comuns é a oferta de produtos com preço muito abaixo do mercado.
De acordo com o analista de segurança sênior da Kaspersky, Fábio Assolini, o tamanho do desconto oferecido deve sempre ser observado. Preços muito abaixo do normal devem ser evitados, sempre desconfie.
Ele indica o uso de sites de busca de preços, que fazem um histórico de preços dos produtos nos últimos seis meses e pode ser uma ferramenta para evitar cair em fraudes.
O profissional diz que os compradores devem observar, em especial, três fatores:
- Se atente a todos os detalhes, que podem mostrar a falsidade do site
- Não tenha pressa. A calma é ideal para buscar as ofertas corretas
- Desconfie na hora da compra
“Quando você começa a desconfiar, toma mais cuidado naquilo que está efetivamente fazendo. O tempo que investimos na pesquisa é o tempo que estamos comprando nossa tranquilidade”, disse.