Inscrições abertas na CNH Social do Espírito Santo com 2,5 mil vagas

Moradores do Espirito Santo podem se candidatar para tentar uma vaga na CNH Social. O informe foi liberado essa semana pelo Detran ES que afirmou ter 2.500 candidaturas disponíveis. Para participar é preciso cumprir os requisitos abaixo.

Inscrições abertas na CNH Social do Espírito Santo com 2,5 mil vagas (Imagem: FDR)
Inscrições abertas na CNH Social do Espírito Santo com 2,5 mil vagas (Imagem: FDR)

A CNH Social nada mais é do que um programa que permite que a população de baixa renda possa tirar a habilitação de forma gratuita. No Espirito Santo suas inscrições estão abertas com um investimento de R$ 11 milhões. Para participar é preciso se candidatar até 4 de novembro pelo site do Detran ES.

Quem pode participar da CNH Social?

A contemplação será feita para o cidadão que estiver devidamente registrado no cadastro único. Seus dados precisam estar atualizados nos últimos 24 meses até o dia 10 de setembro.

Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, residir no Espirito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Do total de vagas, 5% serão destinadas para as pessoas portadoras de deficiência. Os interessados terão que acessar o site do Detran e na aba da CNH Social preencher o formulário apresentado.

Regras da CNH Social, entenda quem tem direito

  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça

Categorias da habilitação

O programa permitirá que o cidadão tire a carteira na categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Para aqueles já habilitados, é possível tentar a adição de categoria A, adição de categoria B (carro), mudança para categoria D (van e ônibus) ou mudança de categoria E (caminhão e carreta). Após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Resultado

A lista dos aprovados será liberada no dia 11 de novembro a partir das 12h. Quem for aceito terá que fazer uma matricula online e cumprir os prazos a serem anunciados.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.