- Vacinação contra a Covid-19 segue no feriado de 12 de outubro;
- 99.189.553 brasileiros já completaram o esquema vacinal;
- Postos de vacinação funcionam em horário especial no feriado.
A campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil já chegou a 99.189.553 brasileiros que já completaram o esquema vacinal com a segunda ou dose única da vacina. Este número foi divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa equivalente a 46,5% da população brasileira.
No que compete aos cidadãos que tomaram a primeira dose e estão parcialmente imunizados, já são 149.368.880 pessoas, o correspondente a 70,02% da população.
Enquanto isso, a terceira dose já foi aplicada em 2.344.769 cidadãos brasileiros que não precisam se preocupar com mais nenhuma dose da vacina por enquanto.
O apanhado entre a primeira, a segunda, a dose única e a de reforço já somam 250.903.202 doses aplicadas nos cidadãos brasileiros desde o início da campanha de vacinação no Brasil.
E é justamente diante desse progresso notável que algumas cidades decidiram realizar o esquema vacinal mesmo no feriado de 12 de outubro. Veja detalhes a seguir!
São Paulo
Na cidade de São Paulo foi montado um esquema especial de vacinação contra a COVID-19 que prevalecerá no feriado. Portanto o cidadão que precisar tomar qualquer dose da vacina pode procurar um dos postos de imunização disponíveis. Lembrando que no caso específico da terceira dose da vacina, é preciso que a segunda dose tenha sido aplicada há, pelo menos, seis meses.
Nesta segunda-feira, 11, do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, estão funcionando 82 AMAs/UBSs Integradas e megapostos da cidade. Os interessados podem acessar o filômetro para acompanhar a situação da fila de espera nos postos de vacinação em funcionamento na capital paulista. No geral, ficarão abertos:
- Segunda-feira, 11: AMAs/UBSs Integradas vão funcionar das 7h às 19h e os megapostos, das 8h às 17h.
- Terça-feira, 12: AMAs/ UBSs Integradas abrirão das 7h às 19h e os megapostos, das 8h às 17h.
Além do mais, podem se vacinar na cidade de São Paulo:
- Para a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos;
- Para a dose de reforço, imunossuprimidos com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
- Para a dose de reforço, idosos com mais de 60 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses;
- Para a dose de reforço, indígenas aldeados com mais de 18 anos e que tiverem tomado a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses;
- Para a dose de reforço, profissionais da saúde com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses.
Santos
A prefeitura de Santos no litoral de São Paulo montou um cronograma especial de vacinação para o feriado que teve início no último sábado, 9. Nesta terça-feira, 12, os cidadão podem se vacinar das 09h às 15h30 na Policlínica Nova Cintra.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no município contempla jovens a partir de dose anos de idade com a primeira dose. A segunda dose também tem sido aplicada em pessoas que respeitaram o intervalo entre as doses conforme informado no cartão de vacinação.
Já a terceira dose tem sido disponibilizada para trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há 180 dias. Também são atendidos os imunossuprimidos de 18 anos ou mais com o esquema vacinal completo há 28 dias.
São Carlos
Na cidade paulista de São Carlos a campanha de vacinação segue neste feriado, 12, no Ginásio Milton Olaio Filho, das 07h30 às 18h30. No dia, quem for se vacinar deve apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e cadastro no site Vacina Já. Lembrando que os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis com o devido termo de autorização.
Até o momento, a cidade já aplicou 388.717 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 209.255 da primeira, 165.855 da segunda, 6.823 da terceira e 6.784 da dose única.