A Caixa Econômica lançou um programa de empréstimos de pequenos valores (microcrédito) através do aplicativo Caixa Tem. Os empréstimos terão o valor entre R$300 e R$1.000, uma taxa de juros de 3,99% ao mês e o pagamento pode ser efetuado em até 24 vezes. O empréstimo poderá ser solicitado por até 100 milhões de pessoas.
O empréstimo será concedido através do conhecido aplicativo Caixa Tem, criado pelo governo no ano passado para o pagamento do auxílio emergencial.
Quem pode contatar o empréstimo?
Estão aptos a contratar o empréstimo os autônomos (trabalhadores sem carteira assinada), beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados.
O crédito será oferecido para todas as pessoas que utilizam o aplicativo Caixa Tem e que ja tenham realizado a atualização de seus dados, transformando sua conta de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+.
Os empréstimos serão realizados de forma gradual, segundo a mês de nascimento de cada pessoa.
Os solicitantes passarão por uma análise de crédito e o nome não pode estar negativado no SPC e no Serasa. Os beneficiários do Bolsa Família não poderão solicitar os empréstimos.
Tipos de empréstimos
Os interessados podem optar por dois tipos de empréstimo: o Pessoal e o Produtivo. O Pessoal é indicado para gastos pessoais. Já o Produtivo é recomendado para investimentos em negócios ou empreendimentos.
Ambas opções possuem a mesma taxa de juros, de 3,99% ao mês e o pagamento pode ser feito em até 24 vezes.
Os valores concedidos para cada empréstimo tem como base as informações do cadastro do usuário e consideram o histórico financeiro pessoal ou do negócio. O valor é liberado após a avaliação de crédito.
Aplicativo Caixa Tem
É necessário atualizar as informações pessoais no Caixa Tem para conseguir acessar os empréstimos.
Uma vez que o app possui cerca de 106 milhões de usuários cadastrados, a atualização será liberada de forma gradual, de acordo com o mês de aniversário do usuário, segundo o calendário a seguir:
- Janeiro e fevereiro: 27/9
- Março e abril: 18/10
- Maio e junho: 8/11
- Julho e agosto: 29/11
- Setembro e outubro: 13/12
- Novembro e dezembro: 27/12
Quem pode solicitar?
O usuário poderá solicitar o empréstimo após a atualização, diretamente no aplicativo. O valor que será liberado depende da análise de crédito.
Estão autorizados a pedir o crédito:
- Autônomo (sem carteira de trabalho assinada);
- Beneficiários de programas sociais;
- Destinatários de políticas públicas de distribuição de renda;
- Assalariados.