- Prova de vida voltou a ser obrigatória desde 1º de junho;
- Procedimento pode ser feito virtualmente pelo Meu INSS;
- Prova de vida tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
A obrigatoriedade da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), voltou a vigorar desde do dia 1º de junho de 2021. O procedimento ficou meses sem ser exigido dos segurados da autarquia devido aos impactos da pandemia da Covid-19.
Isso porque, logo que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus chegou ao Brasil, o INSS decidiu suspender os atendimentos presenciais e fechar as portas das agências da Previdência Social por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada pensando na saúde e segurança dos servidores e dos segurados que, em sua maioria, compõem o grupo de risco da Covid-19.
Até o momento, cerca de 7,3 milhões de segurados ainda não realizaram o procedimento. Ressaltando que o total de segurados do INSS obrigados a realizar a prova de vida é de 36 milhões.
De 2020 para cá, somente 28,7 milhões comprovaram que permanecem vivos perante o instituto.
Importância da prova de vida
A importância da prova de vida está vinculada ao fato de que, se o segurado não realizar o procedimento, ele pode ter o benefício cancelado. Isso porque, este foi o sistema desenvolvido pelo INSS, para assegurar que os salários fossem pagos adequadamente e propriamente aos titulares.
Outro objetivo também é evitar fraudes e pagamentos indevidos, como saques por terceiros. Portanto, todos os anos o segurado deve realizar a prova de vida para que o INSS continue liberando os salários referentes a aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios previdenciários.
Prazo da prova de vida
Normalmente, o INSS pode determinar o prazo para realizar a prova de vida com base no mês de aniversário ou na data em que o último procedimento foi feito. Contudo, a sugestão dada por líderes partidários é para que haja a implementação de um padrão no calendário da prova de vida.
A recomendação dada foi para que o segurado possa comprovar que permanece vivo sempre no mês de nascimento. Acredita-se que este formato, frequentemente usado, facilitará a adesão dos segurados ao procedimento, assegurando que a obrigatoriedade seja sempre cumprida na data estipulada anualmente.
Calendário da prova de vida 2021
Vencimento da prova de vida | Novo prazo |
Março e Abril de 2020 | Junho de 2021 |
Maio e Junho de 2020 | Julho de 2021 |
Julho e Agosto de 2020 | Agosto de 2021 |
Setembro e Outubro de 2020 | Setembro de 2021 |
Novembro e Dezembro de 2020 | Outubro de 2021 |
Janeiro e Fevereiro de 2021 | Novembro de 2021 |
Março e Abril de 2021 | Dezembro de 2021 |
Como fazer a prova de vida
Tempos atrás, a prova de vida do INSS devia ser realizada, exclusivamente, junto às agências previdenciárias. Com o passar do tempo essa responsabilidade foi transferida para as instituições bancárias pagadoras do benefício.
Sendo assim, basta que o segurado se dirija ao caixa eletrônico em posse do cartão magnético do INSS e realize qualquer transação, como um saque, depósito ou transferência.
Mas com a chegada da pandemia da Covid-19, e a necessidade de encontrar uma alternativa para retomar esta exigência, foi preciso se readequar e implementar novas ferramentas. Foi então que a autarquia resolveu atualizar o portal Meu INSS e anexar um campo específico para a prova de vida.
A prova de vida online está disponível tanto no site quanto no aplicativo Meu INSS e Meu Gov.br, basta seguir este passo a passo:
App Meu INSS
- Após baixar o app, faça o login utilizando os mesmos dados do site Meu INSS. Caso ainda não possua seu cadastro, faça o seu no portal gov.br;
- Faça o login com usuário e senha cadastrados, clique na opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois em “Iniciar a prova de vida”;
- Aparecerá um comunicado na tela dizendo que o procedimento será continuado em outro app, o gov.br;
App Meu Gov.br
- Para sequência na prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br;
- Após baixar o aplicativo, faça a autenticação da prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”;
- Apresente algum documento de identidade original com foto, permitindo a comparação com a biometria facial;
- O usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor;
- A etapa final é tirar uma foto do rosto, conforme as instruções disponíveis na tela;