O Empréstimo Pessoal pode ser uma excelente escolha para quem está precisando de uma grana rápida e segura. Claro que é bom compreender o que é o empréstimo – ou crédito – pessoal antes de contratar o serviço de alguma instituição financeira.
Crédito Pessoal é uma mão na roda para os imprevistos e urgências. Evidente que, para que o cliente aceite fazer o empréstimo, é sempre bom estar consciente das vantagens que essa estratégia pode oferecer. Certamente, o conhecimento desse serviço vai também ajudar a prevenir contra situações inesperadas ou atitudes inconsequentes.
Se ainda existe alguma dúvida sobre qual a melhor opção para se conseguir um determinado valor de uma instituição financeira, vale muito a pena dar uma olhada no artigo que escrevemos sobre Financiamento ou Empréstimo pessoal. Com tudo esclarecido, fica fácil fazer a melhor escolha para cada circunstância.
O que é Empréstimo Pessoal
Como citado antes, ele também é conhecido como Crédito Pessoal. E, por definição, é um “préstimo financeiro feito por bancos, adquirido por alguma entidade financeira – oficialmente autorizada – cujo valor é direcionado à aquisição de bens de consumo, serviços ou outros produtos, incluindo imóveis”.
Ele é procurado porque seu contratante, que necessita do valor, não tem obrigação de comprovar seu objetivo. Imprevistos com a saúde ou outra urgência, quitações de cartão de crédito, quitações do cheque especial, ou simplesmente para não utilizar crediários de lojas, uma vez que as taxas de juros desses serviços são, na grande maioria das vezes, bem mais altas.
Para saber quais taxas podem ser cobradas no Empréstimo Pessoal, use três minutinhos pra assistir ao vídeo abaixo, feito pelo Serasa Ensina:
Consumidores também costumam solicitar um tipo mais novo de empréstimo pessoal, que é o online. Seja ou para reformar a casa, ou para investir na vida acadêmica, ou para montar um negócio próprio, ou, quem sabe, até para viajar. Mas não só essas! Na verdade o cliente pode solicitar para qualquer outra finalidade.
Implicações do Crédito Pessoal
É comum que as corporações que possuem esse tipo de serviço de empréstimo, só façam a liberação do crédito se o consumidor que o estiver solicitando, tiver alguma forma de garantia. Por exemplo:
- Consignação direto na folha;
- Fiador;
- Talão de cheque;
- Avalista.
Ou qualquer pessoa ou bem que dê segurança aos Bancos, as financeiras ou cooperativas, de que o valor financiado será quitado.
Existem alguns bancos que já estabelecem um limite de crédito que eles mesmos chamam de “pré-aprovado” aos seus correntistas. Esse limite pode ser cedido a qualquer instante, bastando, apenas, a contratação do crédito. Isso pode ser feito ou por telefone (Bankfone), ou por um caixa eletrônico (alguns até 24Horas), ou pela própria internet.
Contudo, pela Internet é mais completo porque também fica disponível a possibilidade de fazer uma simulação de crédito. É melhor porque é permitido saber qual é a taxa de juros praticada, além do valor nas parcelas, e mais algumas outras informações.
Vantagens do Empréstimo Pessoal
Talvez as maiores vantagens do crédito pessoal é a simplicidade e velocidade da contratação. O cálculo de parcelas fica acessível ao cliente, para que ele saiba que cabe no seu próprio bolso.
Elas podem ser pagas através de boleto bancário, de débito automático, ou até cheque pré-datado em alguns bancos. É o cliente que escolhe a data de vencimento e, após a análise – que normalmente é de 24 horas -, sendo aprovado, o valor fica disponível para o cliente usar.
Prazo de Pagamento
É claro que o contratante tem um prazo determinado para começar e terminar de pagar o valor que foi financiado. É convencional que o término seja acordado no ato da contratação com a empresa que tiver liberado o crédito, mas, normalmente, varia de 24 a 72 meses. E é por isso que é importante analisar e calcular o valor das parcelas. Porque desse jeito o cliente pode escolher a que mais se adapta ao seu bolso.
Outro aspecto importante é buscar pagar o mínimo de juros possível. Não é porque a parcela ficou com o valor baixo que, necessariamente, o juros incluído foi baixo também. É preciso fazer as contas de forma separada, para que não estourar de vez o orçamento da família, ao invés de ajudar.
O Empréstimo Pessoal é uma escolha que requer comprometimento e muito cuidado. Antes de pegar um, é bom fazer simulações que ajudem a planejar bem o pagamento até o final. Afinal, quando se dá o aceite, é porque se está de acordo com todas as condições do contrato.
É bom lembrar que à medida que o cliente paga o empréstimo em dia, as oportunidades de conseguir novos financiamentos vai sempre aumentando. Não só em valor como também em possibilidades.
Facilitadores de Empréstimo
Realmente parece muita coisa pra aprender. Mas não é tão difícil quanto parece. O FDR vai disponibilizar três links para que o solicitante se senta mais seguro. Dois deles são onde se pode aprender mais sobre o assunto. Um é o Educação.cc e o outro é o canal do Youtube do Serasa Ensina. Por fim, o terceiro é onde você pode, além de aprender, abreviar alguns processos para tomada de empréstimo, chamado BomPraCrédito.
O site Educação.cc tem uma proposta para sistematizar alguns temas que são de grande importância no dia a dia das pessoas. Tutoriais, artigos, entrevistas e análise sobre assuntos do cotidiano daqueles que estão envolvidos com os processos de ordem educacional.
O canal do Youtube do Serasa Ensina já tem mais de 150 mil inscritos. Ele tem a uma forma bem didática do cliente descobrir como descomplicar a sua vida financeira, aumentar o seu Serasa Score, limpar seu nome e ainda encontrar o melhor crédito.
O Bom Pra Crédito é um site que segue a norma 3.954 do Banco Central. É sério e já foi premiado pela Associação Brasileira dos Bancos Comerciais. O site oficial do bompracredito.com.br é blindado e tem ambiente 100% seguro. As informações são protegidas e a segurança, pra eles, está em primeiro lugar.