Na última terça, 24, foi aprovado o projeto de lei do Governo da Paraíba que trata do perdão dos débitos de emplacamento dos últimos cinco anos de motos de até 162 cilindradas, para proprietários que pagarem o emplacamento de 2021. De acordo com o governador João Azevedo, pelo menos 284 mil pessoas serão beneficiadas.
O projeto foi aprovado de maneira unânime pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba.
O texto diz que terá direito ao perdão dos últimos cinco anos, ou seja, entre 2016 e 2020, nas taxas de Bombeiros, Emplacamento do IPVA atrasado de moto com até 162 cilindradas, o dono que pagar o emplacamento de 2021.
O pagamento do emplacamento 2021 pode ser feitos à vista ou em até três prestações. Quem optar pelo parcelamento deve pagar a primeira parcela até o dia 31 de outubro. Já quem preferir o pagamento à vista recebe 10% de desconto.
O texto foi aprovado pelos deputados com algumas alterações em comparação com o original. A versão aprovada libera o benefício para microempreendedores e o pagamento via boleto.
IPVA 2022 deve assustar proprietários após alta no preço dos veículos
Os preços dos carros dispararam no Brasil desde o início da pandemia. Sejam eles usados, novos ou seminovos, os preços não estão nada convidativos. Como se isto não bastasse, o valor do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) também irá subir por conta do aumento no preço dos automóveis.
A projeção é de alta no imposto. Devido a falta de semicondutores, algumas montadoras não estão produzindo carros neste mês.
A General Motors, por exemplo, que sofre com a falta de componentes, está sem estoque de modelos Onix e Onix Plus, que lideravam o mercado até março deste ano. Juntamente com isso, a disparada do dólar também impacta e essa soma indica um IPVA mais caro.